Portal da Cidade Registro

Mercado

Sobre posicionamento no mercado. Você está onde queria?

Seu posicionamento é o que define quem você é no mercado. Tome sua posição

Publicado em 23/11/2021 às 12:12

Posicionamento é um conceito muito usado em marketing e significa, resumidamente, o lugar em que você está ou quer estar no mercado. Ter o seu posicionamento definido é de extrema importância, afinal, é isso que decidirá a forma como você será reconhecido no mercado – tanto pelos seus clientes quanto pelos seus concorrentes.

Você já sabe que marketing significa promover, divulgar e vender um produto ou serviço e, acima de tudo, construir uma marca. E é isso o que você fará ao se posicionar no mercado: promoverá sua marca, saberá seus objetivos, como se portar frente às dificuldades, etc.

Boas empresas ficam perdidas pelo caminho porque não têm um posicionamento definido. Atiram para todos os lados e não conseguem concentrar sua energia no que realmente lhes interessa. A partir do momento em que você tem um bom posicionamento, você é reconhecido no mercado e tem maiores chances de se tornar uma referência para o seu cliente.

Mas, como definir um posicionamento? Para isso, é preciso atenção, vontade e dedicação com elementos diversos. Para um bom posicionamento você precisará fazer escolhas, exteriorizá-las e torná-las palpáveis e concretas. As características de uma empresa bem posicionada já estão dentro do próprio gestor e, por isso, antes de tudo, você precisa se concentrar nas suas características pessoais como, por exemplo: qual a sua missão de vida?, quais são seus desejos?, qual a razão de fazer o que você faz?, quais problemas você gosta – e deseja – resolver?

Além disso, é preciso respeitar tudo o que aprendeu com as diversas experiências e usar as lições aprendidas. Ter foco, buscar resultados, respeitar o tempo e corrigir a rota quando necessário. Cada cliente pode oferecer uma série de questões a serem resolvidas. E eles sempre irão te ensinar algo.

Para ser diferenciado no mercado, repense quais são seus valores e principais características. São essas qualidades que irão distinguir sua atuação no mercado ou sua marca. Suas virtudes são aqueles pontos-chave que farão você ser reconhecido. O sucesso é um equilíbrio entre suas principais características e aquilo que falta no mercado. 

A partir do momento em que você harmoniza o que tem para oferecer com o que falta no mercado, você tem mais chances de obter sucesso e terá o reconhecimento do público – que também saberá qual é o seu posicionamento.


Fonte:

Deixe seu comentário