Portal da Cidade Registro

Covid-19

Tomar ou não tomar vacina?

Doutora Bárbara Machado Magalhães fala sobre a importância vacina do Coronavírus e da necessidade de se proteger da doença

Publicado em 24/11/2020 às 21:00

No Brasil e na Europa, pergunta freqüente sobre Covid-19: Tomar ou não tomar vacina? Eu respondo que: quando os Órgãos Reguladores de cada país liberarem o uso de uma ou mais vacinas, o que ainda pode demorar de um a vários meses dependendo de cada país, a segurança delas já deverá estar comprovada nas fases de estudo necessárias para isso.

Cada pessoa que se vacina contribui para a redução do número de mortes, benefício sem tamanho para a saúde coletiva. Assim como erradicamos doenças graves com outras vacinas, o controle da pandemia causada pelo Coronavírus demanda tempo até que a vacina chegue às áreas mais longínquas de cada país, cada continente. De fato algumas áreas estarão sofrendo com a doença por mais tempo, já que serão as últimas a se proteger, se isso ocorrer, do mesmo modo como mantêm a prevalência de doenças já erradicadas em outras áreas do mundo, por não haver distribuição adequada de vacinas já consagradas.

Cada indivíduo que tiver acesso à vacina, deve-se considerar sob o meu ponto de vista privilegiado, por proteger não só a si, mas gerar anticorpos que podem bloquear a propagação do vírus e evitar diversas mortes por todo o planeta. 


Dra. Bárbara Machado Magalhães

Formação: Geriatria Santa Casa SP e UTI no Instituto Albert Einstein

Fonte:

Deixe seu comentário