Portal da Cidade Registro

Mercado

Você tem problemas em se comunicar?

Algumas dicas sobre a forma de falar que melhora os relacionamentos interpessoais

Publicado em 24/06/2022 às 17:52
Atualizado em

A comunicação pode parecer mais fácil hoje em dia, com o avanço da tecnologia e a facilidade de se obter informações, porém, saber o que falar e saber como falar são habilidades diferentes.

“Comunicação não é o que você diz, mas sim o que os outros entendem”- diz David Ogilvy, conhecido como o pai da propaganda. Dizer o que você pensa na lata só vai aumentar as chances de ser incompreendido.

A fala não pode ser apagada nem retirada, não é possível pegar de volta o que já foi dito. Mas como é possível falar o que quer, ou o que precisa, sem provocar conflitos? Confira algumas dicas para melhorar sua comunicação:

1. Perceba que há hora certa, contexto certo e forma certa de falar cada coisa. Assim como não se deve festejar em um enterro, não é legal falar sobre trabalho em momentos de lazer com seus colegas.

2. Quando algo é direcionado a alguém, fale especificamente para esta pessoa. Se você precisa dizer algo para a pessoa A, evite comentar com a pessoa B, isso apenas causa intriga e fofoca.

3. Não se deixe levar pelas emoções, explodir e dar de dedo na cara de alguém apenas tira sua razão e prejudica sua própria imagem.

4. Desenvolva suas habilidades com relações interpessoais e oratória. Conhecimento torna qualquer tarefa mais fácil.

5. Aposte na comunicação não verbal. Ela é responsável por 55% do entendimento de outros sobre o que estamos falando. Se sua imagem não condiz com o que foi dito, não terá credibilidade.

6. Seja seu principal crítico. Autoconhecimento, autodesenvolvimento e autofeedback são a melhor forma de analisar seu comportamento seus resultados para melhorar.

Com essas dicas, você pode desenvolver o seu poder comunicacional e poderá, com mais tranquilidade, enfrentar esse grande desafio da humanidade: a comunicação assertiva.


* Há quase 20 anos no mercado publicitário, a sócia da Acesso Livre Propaganda, Gilsemara Candido Benute fala sobre desafios e oportunidades


Fonte:

Deixe seu comentário