Portal da Cidade Registro

Condecoração

Governo entrega prêmio para os policiais nota 10 do Vale do Ribeira

Policias civis foram homenageados pela detenção de 23 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas

Publicado em 17/02/2020 às 01:48

Nesta segunda-feira, dia 17, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, homenagearam, três policiais civis do Vale do Ribeira com o certificado “Policial Nota 10”.

Além deles, outros policiais civis, militares e técnico-científicos foram agraciados por atuações de relevância em outras regiões paulistas.  


Em sua décima terceira edição, a iniciativa, criada pela Secretaria da Segurança Pública, tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado de São Paulo. A solenidade aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, localizado na zona Oeste da capital paulista. 


O delegado Adriano Barbosa Ribeiro, o agente policial Nelson Galdino de Oliveira e o agente de telecomunicações Marcelo Yui, integrantes da Delegacia de Polícia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Jacupiranga, foram reconhecidos pelos trabalhos que culminaram na operação “CDHU”, resultando na detenção de 23 pessoas, sendo três adolescentes, envolvidas com o tráfico de drogas na região.


A ação teve início na manhã do dia 14 de janeiro e se estendeu por aproximadamente 36 horas ininterruptas com a finalidade de cumprir mandados de prisão e combater uma organização criminosa atuante nas cidades do Vale do Ribeira.


Para deflagrar a operação e identificar os membros da facção, houve um longo trabalho investigativo e de inteligência, que incluiu prisões em flagrante, cumprimento de mandados de busca e apreensão, análise dos conteúdos das comunicações via aplicativos, rastreios com o uso de câmeras de vigilância dos veículos usados pelos criminosos e captação de imagens com utilização de drone para georreferenciamento dos locais usados para os delitos.


Também foram analisadas contas bancárias e mais de 30 celulares apreendidos, bem como foram realizadas interceptações telefônicas e quebras de sigilos cadastrais após autorização da Justiça, permitindo relacionar várias pessoas ao grupo criminoso.


De acordo com o apurado a organização criminosa tem relacionamento com uma facção conhecida e recebe entorpecentes da Baixada Santista, São Paulo e, até mesmo do Estado do Paraná, para repassar ao resto da região do Vale do Ribeira.


Durante a operação, o chefe atual do grupo foi preso e a estrutura da organização, assim como seus principais atores, desmantelada. De acordo com o delegado, na época, as diligências irão continuar para deter outros envolvidos.


“Após esses quase dois anos [de investigação], conseguimos arrecadar diversas provas que permitiram o cumprimento de mandados de prisão. A operação foi exitosa e terá outras fases. Ao final, serão praticamente 100 pessoas retiradas das ruas por envolvimento com tráfico de drogas e organização criminosa", frisou Ribeiro.


Há 11 anos na Polícia Civil, sempre como delegado, Ribeiro destaca que ele e sua equipe já receberam várias homenagens, mas nenhuma do porte do “Policial Nota 10”. “Foi uma explosão de alegria para mim e para a minha equipe. É algo que motiva ainda mais. É um marco”, ressaltou.

Fonte:

Deixe seu comentário