Portal da Cidade Registro

Resgate ambiental

PM Ambiental do Vale resgata papagaios em maus tratos na Ilha Comprida

Aves filhotes apresentadas foram identificadas como sendo da espécie Papagaio-da-cara-roxa, “Amazona Brasiliensis”, e estavam sendo mantidas em uma caixa

Publicado em 03/03/2023 às 10:14

A equipe de Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira realizou atendimento à denúncia sobre possíveis papagaios em cativeiro e em situação de maus tratos, situação que estaria ocorrendo em uma residência no Balneário City Mar, Município de Ilha Comprida/SP.  

De posse das informações fornecidas, a equipe localizou a residência, pelo local o responsável franqueou a entrada na propriedade, mostrando 02 papagaios em uma caixa no interior de um banheiro. 

As aves (filhotes) apresentadas foram identificadas como sendo da espécie Papagaio-da-cara-roxa, “Amazona Brasiliensis”, e estavam sendo mantidas em uma caixa de plástico usada geralmente para transporte de peixes, coberta com um pano, sem água, em local desprovido de ventilação e luminosidade adequadas, foi verificado ainda que os 02 papagaios estavam com as penas de voo das asas cortadas impedindo as aves de voar, bem como não possuíam qualquer identificação ou registro dos órgãos ambientais.

Diante das irregularidades constatadas, as aves foram apreendidas e o infrator foi atuado em um total de R$ 14.000,00 por manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem autorização do órgão competente e por maus tratos a animal silvestre.

As aves foram destinadas ao Instituto de Pesquisa de Cananeia-IPeC, situado no município de Cananeia, onde foram recebidas para os devidos cuidados.

Fonte:

Deixe seu comentário