Portal da Cidade Registro

Golpista

Preso integrante de organização criminosa que aplicava golpes em Registro

Os criminosos se passavam por funcionários de Instituições Bancárias e efetuavam contatos telefônicos com as vítimas, na maioria dos casos

Publicado em 04/09/2020 às 07:22

Durante os meses de julho e agosto, integrantes de uma organização criminosa praticaram diversos crimes de estelionato no município de Registro.

Os criminosos se passavam por funcionários de Instituições Bancárias e efetuavam contatos telefônicos com as vítimas, na maioria dos casos, pessoa idosas, informando falsamente que seus cartões de crédito estavam sendo utilizados indevidamente em outras cidades.

As vítimas eram convencidas a efetuar contato telefônico com uma suposta central e solicitar o cancelamento dos cartões. Para isso, forneciam suas senhas e em seguida eram orientadas a colocar os cartões em um envelope, que seria retirado em domicílio por um “motoboy”.

Ocorre que, ao invés de cancelar os cartões, os golpistas efetuavam inúmeras transações com os cartões, como compras, pagamento de contas e saques.

Somente no município de Registro, o prejuízo somado das vítimas ultrapassa a quantia de R$200.000,00 (duzentos mil reais).

Após criterioso trabalho de inteligência policial e de investigação de campo, os policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais - DIG de Registro conseguiram identificar o integrante da organização criminosa responsável pelo recolhimento dos cartões nas residências das vítimas. A Autoridade Policial solicitou à Justiça a decretação de sua prisão temporária e a concessão de mandado de busca domiciliar.

Na manhã desta sexta-feira,  dia 4, a equipe daquela Delegacia Especializada se dirigiu até o Jardim Conceição, na cidade de Osasco/SP, conseguindo prender o investigado, de 22 anos.

Em seu poder, foram encontradas e apreendidas 6 máquinas de cartões, cartões magnéticos de algumas vítimas, a motocicleta utilizada na prática do crime, R$ 318,00 em dinheiro, aparelhos de telefone celular e outros objetos adquiridos com os proventos dos crimes. 

As investigações continuam em andamento para a localização e prisão dos demais integrantes da organização criminosa.

A Polícia Civil orienta as pessoas que sofreram esse tipo de golpe na cidade de Registro e região e que, por ventura ainda não tenham registrado boletim de ocorrência, a comparecerem naquela Delegacia de Polícia, para os procedimentos de Polícia Judiciária

Fonte:

Deixe seu comentário