Portal da Cidade Registro

Campanha

PRF realiza Operação Vulcano

Durante a ação, foram flagradas diversas irregularidades, como a metade esquerda dos freios de uma carreta isolada, obrigando o motorista, ao frear

Publicado em 18/06/2020 às 22:15

No dia 18 de junho de 2020, em todo o Brasil, a PRF realizou a Operação Vulcano, com o objetivo de reduzir acidentes envolvendo caminhões por falhas no sistema de freio. No Vale do Ribeira, a PRF realizou esta operação em Registro/SP. Dez por cento dos caminhões foram flagrados com defeito no sistema de freio, falhas que poderiam levar o veículo, especialmente em trechos sinuosos, a se acidentar. Mais da metade dos veículos fiscalizados tinham falhas graves de conservação, como pneus lisos ou soltando pedaços.

Durante a tarde do dia 18, na Unidade Operacional de Registro, km 439 da Rodovia Régis Bittencourt, PRFs em serviço realizaram diversas abordagens a veículos de carga, com foco na verificação do sistema de freios, sem deixar de lado os demais itens de segurança, como pneus. Além de PRFs treinados para este tipo de fiscalização, contou-se com o apoio de mecânicos especializados e experientes na manutenção de veículos de carga, Colaboradores da Concessionária Autopista Régis Bittencourt.

Foram flagradas diversas irregularidades, como a metade esquerda dos freios de uma carreta isolada, obrigando o motorista, ao frear, ter que compensar na direção do caminhão o fato dele frear apenas a esquerda, virando-o para direita. Em pista molhada, teria grande potencial para se acidentar gravemente.

Outra irregularidade comum foi o isolamento dos freios de um eixo. Com isso, a capacidade de frenagem é reduzida, sobrecarregando os demais freios que ainda funcionam, gerando eventos catastróficos, como colisões traseiras graves em veículos parados em fila, incêndios nas rodas que se propagam para todo veículo e carga e tombamentos e capotamentos em curvas acentuadas por excesso de velocidade. Em outros casos, foram flagrados sistemas de freio faltando peças, o que os torna inoperantes.

Ao todo, foram fiscalizados 41 veículos de carga, sendo que 04 apresentaram falhas no sistema de freio, além de 18 flagrantes de outras falhas graves de conservação, como pneus lisos ou soltando partes. Todos foram retirados de circulação até regularização das falhas graves apresentadas. Oito apresentaram falhas tão graves que não puderam ser sanadas no local, sendo removidos ao depósito da PRF. No total, 22 veículos de carga apresentavam falhas graves de conservação e segurança, mais de 50% deles.

Na Rodovia Régis Bittencourt há alguns trechos sinuosos, em serra, onde sempre ocorrem acidentes graves com caminhões por falha no sistema de freio.

Participaram desta operação PRFs da Delegacia de Registro e de Colaboradores da Concessionária Autopista Régis Bittencourt.


 

Fonte:

Deixe seu comentário