Portal da Cidade Registro

Referência

Deputado federal do Vale é indicado como um dos mais influentes do Congresso

Estudo do Diap aponta os parlamentares com mais influência nos rumos da política neste primeiro semestre e outros que conquistam cada vez mais relevância

Publicado em 22/09/2019 às 21:31
Atualizado em

O deputado federal e ex-prefeito de Registro, Samuel Moreira (PSDB), foi indicado como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso. O levantamento é feito anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A escolha dos nomes leva em consideração o cargo ocupado pelo parlamentar no Congresso, a influência sobre os demais colegas na tomada de decisões e o envolvimento na discussão de matérias relevantes, de interesse da sociedade.  

Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

Além dos 100 mais influentes, o Diap relaciona outros 50 deputados que, segundo a metodologia, estão em ascensão. Nessa categoria, estão aqueles que recebem missões partidárias e buscam abrir canais de interlocução, criando espaços próprios.

Para o coordenador da pesquisa, o levantamento tem como principal objetivo apontar para determinados setores da sociedade quais são os parlamentares mais influentes. A lista motiva ainda os políticos do Congresso a se empenharem no trabalho legislativo.

Os "cabeças" do Congresso Nacional são, na definição do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades. Entre os atributos considerados, o Diap destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

Veja a relação dos parlamentares aqui


Fonte:

Deixe seu comentário