Portal da Cidade Registro

Reconhecimento

Deutsche Welle Brasil destaca trabalho de ex-prefeita e vereadora de Registro

O depoimento de Sandra Kennedy faz parte de matéria que divulga resultado de estudo internacional que liga prefeitas mulheres a menos mortes de crianças

Publicado em 08/07/2020 às 04:29

Ex-prefeita Sandra Kennedy em reunião com a então secretária de Saúde (Foto: Arquivo Pessoal )

A ex-prefeita e vereadora de Registro, Sandra Kennedy Viana, foi entrevistada para uma matéria do Grupo Deutsche Welle Brasil, em sua edição online, em língua Portuguesa, sobre políticas públicas garantidas por mulheres em cargos públicos.

O texto foi publicado em sua edição desta terça-feira intitulado "Estudo liga prefeitas mulheres a menos mortes de crianças”, que trata da  divulgação de uma pesquisa americana onde a partir de dados de 3.167 municípios, pesquisadores concluíram que políticas públicas voltadas à primeira infância são mais prioritárias quando conduzidas por prefeitas, independentemente de seu espectro político. 

Em sua fala para a publicação alemã, Sandra Kennedy, que foi prefeita entre 2009 e 2012, se lembrou de outra mulher para falar de sua gestão: a médica sanitarista Maria Cecilia Dellatorre, secretária de Saúde de sua gestão. "Foi sob o trabalho dela que logramos êxito nos cuidados de saúde, ampliando acesso fundamentalmente", comenta Kennedy, à DW Brasil. "Há um preconceito histórico que dificulta uma mulher na política. Isso está arraigado e hoje muito mais explícito."

A publicação levantou dados do IBGE que mostram redução da mortalidade infantil no município em sua gestão. Em 2008, foram 14,5 óbitos por mil nascidos vivos. Em 2012, último ano de Kennedy à frente da prefeitura, o índice estava em 10,5. O ano de 2010, com 7,3 mortes por mil nascidos vivos é o segundo melhor da série histórica – só foi superado pelos dados de 2017, quando o índice foi de 6,3 óbitos por mil.

“Notícia excelente para nosso município. Fico muito feliz por isto e grata a população que meu deu oportunidade de ter governado nosso município. Foi enorme a valorização que Registro teve com este resultado! Afinal a pesquisa foi publicada numa revista científica americana e, dentre os mais de 3 mil municípios pesquisados, somente três municípios foram destacados na divulgação que foi feita por grandes jornais do Brasil e da Alemanha.

Como mulher tenho muito orgulho deste reconhecimento do nosso trabalho”, conclui Kennedy.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas

Confira a matéria na íntegra aqui

Saiba mais sobre a emissora alemã aqui


Fonte:

Deixe seu comentário