Portal da Cidade Registro

25 de novembro

Dia Internacional pelo fim da violência contra a Mulher

Registro oferece O CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que orienta e atende mulheres que sofreram violência doméstica

Publicado em 25/11/2019 às 03:27

Em Registro as mulheres agredidas podem procurar o CRAM

A data de 25 de novembro marca uma causa humanitária que tem como objetivo alertar a sociedade sobre os casos de violência conjugal, doméstica, física, psicológica, exclusão, discriminação, assédio sexual, entre outras que impactam fortemente a saúde física e mental das mulheres.

Debater, denunciar e mobilizar a sociedade para as discussões pelo fim da violência contra as mulheres é o principal intuito das ações promovidas pelo CRAM – Centro de Referência de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, com apoio da Prefeitura de Registro.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) todas as mulheres do planeta já sofreram ou sofrerão algum tipo de violência em, pelo menos, um momento de suas vidas — independente de nacionalidade, cultura, religião ou condição social.

Instituído em 1999 em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher é em homenagem às irmãs, Pátria, Maria Teresa e Minerva Maribal, que lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana e foram violentamente torturadas e assassinadas na mesma data, em 1960, a mando do ditador Rafael Trujillo, e então ficaram conhecidas como “Las Mariposas”.

O CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Registro oferece orientações e atendimento psicológico e Social, onde junto com a mulher, busca fortalecer sua autonomia e nortear sua rede de proteção.

O CRAM também atua de modo preventivo, através de palestras nas escolas, postos de saúde, espaços públicos entre outros.

Desde a sua implantação, em 2010, o CRAM de Registro realizou 536 atendimentos que engloba todas as etnias. Só neste ano de 2019 atendeu 27 mulheres brancas, 27 pardas, 11 pretas, 01 amarela e 01 indígena.

Por iniciativa do Governo Federal, a Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas, todos os dias da semana e visa ouvir, orientar e apoiar a mulher em situação de violência. 

O CRAM que está localizado na Rua Lúcio Marques, 661 – Centro e atende pelo telefone (13) 3821-7579 ou pelo e-mail: cram@registro.sp.gov.br.


Fonte:

Deixe seu comentário