Portal da Cidade Registro

Combate ao abuso

El País noticia a campanha “Não se Cale”

Iniciativa de combate à violência contra crianças e adolescentes

Publicado em 03/06/2020 às 23:52

O jornal El País veiculou, nesta terça-feira (2), matéria sobre a campanha “Não Se Cale”, lançada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para incentivar denúncias de abuso sexual e agressões físicas e psicológicas contra crianças e adolescentes durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Em vídeos com o grupo Palhaços sem Juízo, o Setor de Atendimento de Crimes da Violência contra Infante, Idoso, Pessoa com Deficiência e Vítima de Tráfico Interno de Pessoas (Sanctvs) aborda o terma de forma lúdica. 

 Na reportagem, a juíza coordenadora do Sanctvs, Ana Carolina Della Latta Camargo, explica que houve queda no número de notificações de crimes contra jovens (quase 70% em São Paulo no mês passado, de acordo com o Departamento de Polícia Judiciária da Macro Região - Demacro), mas que tal fato é motivo de preocupação, e não de comemoração. “Os números acendem um alerta porque não há motivos para a diminuição.”

 Segundo a magistrada, conclui-se que os dados apontam para a subnotificação dos casos durante o período de isolamento social, em que as vítimas passam mais tempo na presença de seus agressores. “No caso dos estupros de vulneráveis, mais de 75% deles são praticados dentro de casa. Então acreditamos que não diminuíram; ao contrário, possivelmente houve um aumento com o confinamento forçado”, explicou. A ideia é sensibilizar as pessoas para que estejam atentas a qualquer caso de abuso ou violência.

 Onde denunciar 

 As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, para violações de direitos humanos, e também pelo 180, no caso de abusos sexuais. Os serviços funcionam 24 horas por dia e o denunciante não precisa se identificar. Outra possibilidade é a de recorrer ao Conselho Tutelar da região, à delegacia mais próxima ou até mesmo chamar a Polícia Militar pelo 190 em caso de emergência.

 

Fonte:

Deixe seu comentário