Portal da Cidade Registro

Eleições 2020

Eleitores podem acompanhar resultados das eleições por aplicativos

App podem ser baixados gratuitamente no Google Play e App Store

Publicado em 12/11/2020 às 22:00
Atualizado em

Os resultados das eleições municipais do próximo domingo, dia 15, poderão ser acompanhados pelos eleitores pelo celular ou tablet. O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou dois aplicativos que podem ser baixados gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. A intenção do TSE é dar ainda mais transparência ao processo eleitoral.

Um dos aplicativos é o APP Resultados. Quem consultar a ferramenta, poderá pesquisar dados de forma rápida, transparente e resumida. Basta adicionar a unidade da Federação e o município sobre o qual quer saber o resultado. Depois é só pesquisar os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador na cidade selecionada. E quando os votos já estiverem totalizados pelo TSE, o cidadão poderá buscar os resultados.

O outro aplicativo é o Boletim na Mão. Por meio dele é possível obter uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais. E assim, de acordo com o tribunal, o eleitor pode também atuar como um fiscal das ações durante o pleito. Quando termina a votação, a urna eletrônica imprime um relatório, chamado de Boletim de Urna, que contém o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção.

Esse documento possui um QRCode, que é um código de barras que pode ser lido pelo aplicativo Boletim na Mão. E não precisa de internet pra fazer a leitura da imagem. A conexão será necessária apenas para visualizar o primeiro conteúdo do Boletim de Urna lido. Com a cópia digital, o eleitor poderá comparar os Boletins de Urna das seções com aqueles que foram totalizados e divulgados na página do Tribunal Superior Eleitoral.

O aplicativo Boletim na Mão também poderá ser utilizado por mesários, auxiliares e fiscais de partidos para verificarem a correspondência dos resultados.

Fonte:

Deixe seu comentário