Portal da Cidade Registro

Mudança climática

Governo de SP lança Projeto "Municípios Paulistas Resilientes"

O prefeito de Registro, Nilton Hirota foi um dos gestores que se manifestaram favoráveis a criação do projeto.

Publicado em 04/06/2021 às 03:37
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

As secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), de Desenvolvimento Regional (SDR), e a Defesa Civil de São Paulo, lançaram na quarta-feira (2) o projeto “Municípios Paulistas Resilientes”, que propõe capacitações para os municípios prepararem seus planos de adaptação climática, bem como a utilização da rede de dados estadual para facilitar o entendimento sobre vulnerabilidades climáticas, especialmente relacionadas a eventos extremos, como chuva e temperatura. A iniciativa conta com o apoio da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

A disponibilização das informações de forma customizada para que as regiões se tornem mais resilientes e possam desenvolver seus planos e medidas frente aos impactos das mudanças climáticas é pioneira no Brasil. A rede estadual contempla dados atualizados georreferenciados e informações relacionadas aos temas de recursos hídricos, infraestrutura, biodiversidade e aspectos sociais, entre outros. Inicialmente participam do projeto 13 prefeituras, além da Baixada Santista. A ideia é ampliar as ações para incluir os 645 municípios nos próximos anos.

Para o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, é muito importante disponibilizar esse apoio aos municípios. “É por meio dos prefeitos que a nossa política pública consegue chegar no cidadão. A implantação de uma governança global vai expandir o desenvolvimento sustentável nas regiões para que possamos atuar na prevenção dos eventos climáticos e evitar ocorrências extremas”, destacou.

Já o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, ressaltou as atuações no âmbito da prevenção. “O projeto levará aos municípios paulistas dados do estado relacionados à mudança climática para que os gestores municipais identifiquem seus pontos mais vulneráveis neste quesito. O Municípios Paulistas Resilientes trará ainda mais prevenção às prefeituras na questão das mudanças climáticas. Nosso Estado de São Paulo avança para tornar seus municípios cada vez mais resilientes, além de contar com o trabalho da Defesa Civil, 24 horas por dia, tornando o estado mais seguro”, afirmou.

Para o coordenador da Defesa Civil, Coronel Nyakas, os órgãos estaduais há anos vêm desenvolvendo atividades e ações buscando maior resiliência. “Tenho certeza que vamos evoluir cada vez mais buscando linhas de ações com esse objetivo. Nós sabemos das sensibilidades dos municípios piloto e o quanto já evoluíram desde a década de 90. Com esse projeto nós vamos preparar as comunidades para que enfrentem as mudanças climáticas, evitando danos materiais e especialmente danos humanos”, disse.

O projeto “Municípios Paulistas Resilientes” nasceu a partir de um Convênio de Cooperação Técnica assinado entre a SIMA e a Agência Alemã de Cooperação – GIZ -, em agosto de 2020.

Segundo a conselheira para assuntos ambientais na Embaixada da Alemanha, Friederick Sabiel, os efeitos das mudanças climáticas são cada vez mais notáveis tanto na Alemanha, quanto no Brasil. “Esse projeto reforça a aliança entre a Alemanha e o Brasil na busca de soluções inovadoras para o alcance das metas de resiliência das comissões internacionais”, finalizou.

Durante o evento também foi lançado o site oficial do projeto, que contempla os objetivos e ações detalhadas: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/municipiosresilientes/. 

Vários prefeitos se manifestaram positivamente em relação ao tema. Entre eles, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo; de Registro, Nilton Hirota; e o vice-prefeito de Francisco Morato, Ildo Gusmão. Pela Baixada Santista, falou o secretário de Meio Ambiente do Guarujá, Sidnei Aranha, que também é coordenador do CT-Meio Ambiente.

O evento foi apresentado pela chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da SIMA, Jussara Carvalho e contou com a participação do subsecretário de Meio Ambiente da SIMA, Eduardo Trani; dos representantes da GIZ, Ana Carolina Câmara, Paula Moreira e Armin Deitenbach; da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani; do ICLEI – América do Sul, Rodrigo Corradi; da ANAMMA -SP, Claudio Scali; além dos municípios.

O lançamento e a apresentação do projeto na íntegra estão disponíveis Aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário