Portal da Cidade Registro

Morte em índios

Líder índígena do Vale do Ribeira morre vítima de COVID nesta quinta-feira

Lira foi candidato a deputado federal representando a questão indígena no Vale em 2018 e participaria nas próximas eleições como candidato a vereador

Publicado em 17/09/2020 às 00:00
Atualizado em

Faleceu vítima de Covid, aos 42 anos, o líder indígena de Iguape, João Lira, nesta quinta-feira pela manhã. Ele estava internado no Hospital Regional do Vale do Ribeira entre os dias 1 e 3 de setembro e depois transferido para o Hospital São João onde faleceu. 

Lira, primeiro representante indígena candidato a deputado federal do Vale do Ribeira no pleito de 2018, participaria nas eleições deste ano, como candidato a vereador também pela sigla.

Em nota o presidente do Diretório Municipal do PSOL, em Iguape, André Luiz Ferreira da Silva, lamentou o ocorrido e falou de suas lutas. “Com muito pesar, informamos o falecimento de João Lira, indígena da etnia Guarani Mbya, companheiro do PSOL na região do Vale do Ribeira, professor da rede pública. João Lira dedicou toda sua trajetória à luta incansável em defesa das populações indígenas, da educação e do meio-ambiente. Foi mais uma vítima da COVID-19, que tem se espalhado com força entre os povos indígenas do país. Apelamos às autoridades públicas pela garantia do acesso à saúde pública e pela testagem em massa nas aldeias e nas comunidades tradicionais quilombolas. João Lira, presente!”.

João Lira (Wera) foi também vice-diretor da Escola Indígena da Aldeia Itapuã, em Iguape. Participou do Coletivo de Educação do Campo e do Fórum de Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira/SP.


Fonte:

Deixe seu comentário