Portal da Cidade Registro

Investigação

Prefeito de Registro Gilson Fantin (PSDB) será ouvido hoje em oitiva de CP

Depoimento será prestado na Prefeitura para comissão formada pelos vereadores Inês Kawamoto (PSDB), Marcelo Comeron (PV) e Cristiano Oliveira (PSDB)

Publicado em 06/06/2019 às 21:14

O prefeito de Registro, Gilson Fantin (PSDB), prestará depoimento pessoal hoje (7), às 16 horas, na sede do gabinete do Paço Municipal, atendendo intimação da Comissão da Processante -CP aberta em março pela Câmara Municipal. 

A Comissão apura a responsabilidade do prefeito Gilson Fantin relativa à “Operação Prato Feito”, investigação da Polícia Federal que apura irregularidades no fornecimento de merenda e a compra de material escolar em várias cidades do estado, entre elas Registro.  

O depoimento será prestado na Prefeitura já que ao prefeito confere o direito de indicar dia e local onde deve acontecer a oitiva. Conforme publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Registro, ontem dia 6, a oitiva do investigado na sede do Paço Municipal segue decisão judicial conforme ADIN número 101.569-2, da relatoria do desembargador Fernandes Filho. A Comissão Processante é formada pelos vereadores Inês Kawamoto (PSDB), Marcelo Comeron (PV) e Cristiano Martins Oliveira (PSDB).

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Registro aprovou no dia 18 de março, a abertura de Comissão Processante - CP. A Comissão tem até o final de junho para investigar o relatório final e indicará o arquivamento ou o prosseguimento das investigações que poderá levar à cassação do mandato do prefeito Gilson Fantin.

Durante a “Operação prato Feito”, a atuação teve várias frentes investigativas e de atuação, dentre elas, a busca e apreensão à casa do prefeito e ao gabinete do denunciado, bem como grampos telefônicos, autorizados pela justiça onde conforme investigação, “aparece claramente o chefe de gabinete do denunciando negociando supostas propinas, o nome do denunciado figura inúmeras vezes nas conversações entre agentes políticos e donos das empresas envolvidas e lobistas nas fraudes licitatórias”, informa o documento do vereador Vander Lopes, responsável pela denúncia.

Conforme o vereador Vander Lopes, os documentos conclusivos emitidos pela Polícia Federal destacam atuação ilícita do denunciado e o cometimento de crimes contra o erário em especial ao previstos ao artigo 333 do Código Penal (corrupção ativa), artigo 317 do mesmo diploma legal (corrupção passiva) e artigo 92 da Lei Federal no. 8.666/93 (fraude á execução do contrato) . 


Fonte:

Deixe seu comentário