Portal da Cidade Registro

Balanço

Prefeito de Registro Nilton Hirota completa 100 dias de gestão

“Nossa gestão se caracterizará em uma administração municipal com uma população atuante, com transparência, ações consistentes e coerentes...”, afirmou

Publicado em 10/10/2019 às 21:55

Nilton José Hirota da Silva, prefeito de Registro, completou no último sábado, 05 de outubro, os primeiros desafiantes cem dias da sua gestão. As semanas iniciais foram de muitas dificuldades, diálogos com o Legislativo e com uma reestruturação administrativa (de cargos em comissão e confiança), enfim, aprovada com menos de um mês a frente do governo municipal. E, com muito trabalho e serenidade tem conseguido realizar e propor ações, dar continuidade em outras e normalizar os serviços essenciais. Duas prioridades ainda são o reenquadramento salarial dos funcionários que estão abaixo do mínimo nacional – está em estudo o impacto orçamentário – e realização de concurso público. 

Com a nova reestruturação, a Saúde municipal tem buscado alternativas mais dinâmicas de atendimento e realizado ações de conscientização em saúde; a Cultura vai muito bem, acabou de dar posse à primeira formação dos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais e já está nos preparativos da 5ª Parada de Natal. A Educação é referência com o maior IDEB do Vale do Ribeira e tem priorizado a capacitação e formação de todos os funcionários; na Infraestrutura e Serviços Públicos foram intensificadas a manutenção das zonas urbanas e rurais com serviços de drenagem, terraplanagem, galerias pluviais e mutirões de limpeza – em razão da falta de conscientização de parte da população que não faz o descarte correto de lixo.

Na área de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, palestras educativas, consultorias, implantação de hortas, Patrulha Agrícola, fiscalização, manutenção e administração do Bosque Municipal que está em fase final para reabrir a visitação ao público. Manutenção e fiscalização da cooperativa de Reciclagem e da Associação dos Catadores, implantação da Eco Praça na Vila São Francisco e além de vistorias e licenciamentos ambientais, existe um grande esforço conjunto para recuperação do Aterro Municipal.

No transporte público, atendendo demanda da população, foi regularizada a emissão de carteiras aos deficientes. Está em estudo a ampliação de linhas, bem como construção e manutenção de abrigos de passageiros, inclusive na zona rural, mais lombadas, mais rampas de acessibilidade, melhorias na sinalização e a fiscalização de trânsito será intensificada, principalmente próximo às escolas onde pais e ou responsáveis desobedecem às leis, e estacionam em mão dupla e em faixas de pedestres, por exemplo.

Na Assistência Social, os serviços seguem um cronograma diário de trabalho e só nesse período, mais de 1.000 atendimentos individualizados foram realizados e cerca de 900 pessoas, de todas as idades, são atendidas semanalmente nas unidades dos seis CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. A realização de um jantar solidário, no mês de setembro, teve sua renda destinada para compra de passagens para pessoas em situação de vulnerabilidade para que retornem aos seus municípios de origem. Por fim, o Fundo Social de Solidariedade, está em vias de celebrar novo convênio com o FSS do Estado de São Paulo para novos cursos de qualificação na área da beleza e de compostagem.

No setor de Planejamento Urbano e Obras, investimentos na ordem de R$ 6 milhões, aproximadamente, aplicados em obras já concluídas e ou em andamento como pavimentação asfáltica e obras complementares (confecção de guias, sarjetas, passeio, iluminação da ciclovia do Arapongal, iluminação pública, acessibilidade, drenagem e sinalização) e canalização de águas pluviais em vários bairros; recuperação de pavimento, em diversas ruas, além de reformas, ampliação e melhorias dos espaços públicos e a construção do Parque Ecoturístico no bairro Arapongal. Agora, com a contratação dos profissionais da área da engenharia, arquitetura e cadistas, projetos importantes para o município serão retomados.

No esporte, a realização da 20ª edição do Sempa – Jogos Escolares da Semana da Pátria, bem como o 10º Aberto do Brasil de Xadrez com a presença de mestres internacionais, foi um sucesso. As competições das demais modalidades esportivas seguem um cronograma intenso.

“Nossa gestão se caracterizará em uma administração municipal com uma população atuante, com transparência, ações consistentes e coerentes no intuito de resgatar a confiança e os valores institucionais da família, da saúde, da educação, da cultura, da segurança e da própria administração pública. Focar no empreendedorismo e inovação tecnológica e neste sentido já demos um passo importante com o nosso Aplicativo Zeladoria de Registro e a utilização de QRCode. Explorar nosso potencial turístico que tem dado amostras eficientes e significativas para o desenvolvimento não só do nosso município, como todo o Vale do Ribeira. Lembrando que em 30 de novembro Registro completará 75 anos de emancipação e estamos preparando uma programação à altura que envolve todas as secretarias municipais e toda a região” destacou o prefeito Nilton Hirota.


Fonte:

Deixe seu comentário