Portal da Cidade Registro

Registro 75 ano

Professor receberá título de cidadão registrense

Indicação é da vereadora Sandra Kennedy que homenageará o professor Reinaldo Messias

Publicado em 26/11/2019 às 08:17

Nesta quinta-feira (28/11) a Câmara Municipal de Registro realizará Sessão Solene para a entrega do título honorífico de Cidadão Registrense. A Sessão ocorrerá a partir das 19 horas, na Escola Adventista, em Registro/SP. 

Cada vereador escolhe um (a) homenageado, que não pode haver nascido na cidade de Registro. A Vereadora Sandra Kennedy escolheu o Professor Reinaldo Messias Soares para receber o título.  

Reinado Messias Soares, mais conhecido como Professor Messias, trabalha na Escola Fundação há 37 anos, sendo 30 deles como Professor. Segundo a Vereadora Sandra Kennedy, “as ações e o trabalho do Professor Messias confirmam a ideia de que a educação sozinha não transforma a sociedade, no entanto, sem ela tampouco a sociedade muda. Vários de seus estudantes fizeram seus sonhos voar e transformaram o mundo. E é por extremo merecimento e reconhecimento de seu trabalho, que nosso Mandato o indica para receber o Título de Cidadão Registrense”.   

Confira o texto, na íntegra, que será apresentado na homenagem ao Professor Messias:  

"Reinaldo Messias Soares, o professor Messias, é filho de Sebastião Soares Teixeira e Eva Kuznier Soares, nasceu em Pariquera-Açu no dia 14 de maio de 1959, onde viveu até os 20 anos de idade, sendo 6 anos na zona urbana e 14 anos na zona rural. Em Pariquera-Açu, morou na Vila Maria e nos bairros rurais Laranjeirinha, Braço Preto e Conchal /Petropen.  

Interrompeu seus estudos na 4ª série (atual 5º ano) para auxiliar seu pai nas colheitas de chá. Em 1973, com 14 anos teve seu primeiro emprego de carteira assinada (uma exigência e preocupação do seu pai vislumbrando a aposentadoria no futuro), no Auto Posto e Restaurante Petropen.

Foi nessa época como funcionário do Petropen, mais precisamente em 1975 que retomou os estudos na 5ª série (atual 6º ano), no período noturno na EPSG Professor Ruy Prado de Mendonça Filho. Em 1980, já estudando no EPSG Dr Fábio Barreto (colegial, atual ensino médio), também no período noturno, veio trabalhar nas Casas Pernambucanas em Registro fixando residência aqui a partir desta data.

Em 1982 passou no concurso para inspetor de alunos na EEBP “Fundação Bradesco”, foi quando conheceu sua esposa Elisete Franco Sansão Soares, tendo duas filhas, Beatriz Sansão Soares e Bruna Sansão Soares (seu maior patrimônio, sua família, “um bem e dois benzinhos”).

Em 1987 ingressou na SCELISUL/UNISEPE no curso de Estudos Sociais se formando em Geografia, e em 1989 quando concluiu a licenciatura curta (habilitação para ministrar aulas de Geografia/História/EMC/OSPB no ensino fundamental II), foi promovido a professor na Fundação Bradesco, onde trabalha até os dias atuais.

Como professor ministrou aulas concomitantemente na Rede Estadual (nas escolas Ruy Prado de Mendonça Filho e João Goulart), no Colégio Andersen, no Cursinho Pré-Vestubular Monteiro Lobato/Positivo em Pariquera-Açu e na SCELISUL/UNISEPE, no curso de Geografia.

Ao longo desse período ministrando aulas, cursou Pedagogia com especialização em administração escolar (SCELISUL-UNISEPE), pós-graduação lato sensu em Geografia Econômica (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino) e strito sensu (não concluída) em Geografia Regional (Universidade Cruzeiro do Sul).

Já foi voluntário na coordenação dos alunos da Fundação Bradesco, na arrecadação de alimentos por ocasião do dia de Ação Voluntária, na Feijoada Fraterna, no Bingo Fraterno e Comemoração Dia das Crianças na cidade de Jacupiranga e atualmente é professor voluntário de Geografia no Cursinho Popular Registro, do IDESC."


Fonte:

Deixe seu comentário