Portal da Cidade Registro

É Hoje!

Série #seuvototempoder lembra o que o eleitor deve fazer no domingo

Eleitor, exerça a cidadania. Utilize seu direito-dever de escolha e contribua para a transformação de sua cidade

Publicado em 14/11/2020 às 08:19
Atualizado em

Neste domingo, 15 de novembro, eleitores de 5.568 municípios brasileiros, 645 deles no Estado de São Paulo, irão às urnas escolher vereadores e prefeitos que exercerão mandato político nos próximos quatro anos. É uma realização da democracia.

Para que o dia da votação seja tranquilo, o eleitor deve seguir algumas recomendações, considerando principalmente a existência da pandemia do novo coronavírus. O uso de máscaras é obrigatório nos locais de votação. Deve ser observado um distanciamento mínimo de um metro entre eleitor e mesários. Haverá álcool em gel em todos os lugares de votação, para que o eleitor higienize suas mãos antes e depois de votar.  

Também se recomenda que eleitor leve sua colinha, em papel, com os números de seus candidatos a vereador e prefeito, nesta ordem de votação. Essa medida agiliza o exercício do voto.   

O cidadão deverá apresentar um documento de identificação com foto ao mesário. Para os eleitores que baixaram o e-Título e fizeram o cadastramento biométrico, bastará mostrar a tela do celular, já que os dados cadastrais e a fotografia do cidadão estão presentes no aplicativo. O aplicativo é fundamental para que o eleitor consulte sua seção eleitoral antes de sair de casa. 

No dia da eleição, realizar propaganda eleitoral é crime. É o momento em que o eleitor, sem celular nem testemunhas, vai exercer o voto consciente e esclarecido diante da urna eletrônica. O voto, como diz a Constituição, é secreto e tem valor igual para todos.  

Eleitor, exerça a cidadania. Utilize seu direito-dever de escolha e contribua para a transformação de sua cidade. Boa votação!    

 

Fonte:

Deixe seu comentário