Portal da Cidade Registro

Faltam 2 dias

Série #seuvototempoder reafirma a importância do voto

Protocolos sanitários foram elaborados para garantir eleições seguras

Publicado em 13/11/2020 às 02:14
Atualizado em

A dois dias do pleito, a série convida o eleitor a exercer o voto, que é um importante instrumento de participação política. Serão escolhidos vereadores e prefeitos, em 5.568 municípios brasileiros, que terão mandato por quatro anos. 

Durante a série #seuvototempoder foram abordados os papeis que prefeitos e vereadores desempenham numa democracia. Os primeiros administram a cidade, buscam apoio financeiro de Estados e a União para satisfazer as necessidades do município, atraem investimentos e abertura de empresas que tornem possível o desenvolvimento da cidade. Os vereadores, por sua vez, além de elaborarem leis, fiscalizam a atuação do prefeito, conferindo a legalidade e a constitucionalidade da atuação administrativa. 

Prefeitos e vereadores só conseguem desempenhar suas funções porque foram eleitos pelo povo, verdadeiro detentor do poder, conforme dispõe o texto constitucional. Por essa razão, a série também incentiva o cidadão a praticar o voto útil, pois os votos nulos e brancos não interferem no resultado das eleições – não são considerados votos válidos. 

Neste ano excepcional, por causa da pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança, em parceria com autoridades de saúde, para garantir um dia de votação tranquilo. Haverá álcool em gel em todos os locais de votação e o uso de máscaras é obrigatório. Entre as recomendações trazidas por esta série estão: a) que o eleitor confira a seção onde vota pelo site do TRE ou pelo aplicativo e-Título, pois este ano o número delas foi reduzido; b) que leve uma colinha em papel com nome e número de seus candidatos; c) que a justificativa, em caso de não comparecimento, seja feita preferencialmente pelo aplicativo e-Título; d) que evite levar crianças para o local de votação, a fim de agilizar a votação e diminuir aglomerações nos locais de votação. 

Finalmente, o eleitor ainda tem a oportunidade de conhecer melhor os candidatos acessando a página Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, onde há informações sobre os postulantes, tais como declaração de bens, prestações de contas de campanha, planos de governo, entre outras de interesse público. Pesquise os candidatos e exerça o voto esclarecido, o voto consciente, que é um instrumento de representação política, e faça a diferença na sua cidade, caro eleitor. 

Fonte:

Deixe seu comentário