Portal da Cidade Registro

Projeto de Lei

Vereador quer que Sabesp instale eliminadores de ar nos hidrômetros

Projeto de lei tem como objetivo garantir ao consumidor o direito de instalação de válvulas de retenção de ar (eliminadores de ar) em hidrômetros

Publicado em 10/10/2019 às 01:24
Atualizado em

O vereador Vander Lopes (PSC), protocolou na Câmara Municipal de Registro um projeto de lei que tem como objetivo garantir ao consumidor o direito de instalação de válvulas de retenção de ar (eliminadores de ar) em hidrômetros dos imóveis comerciais e residenciais do município de Registro. 

 “Se depender de mim, munícipe não vai pagar por ar no lugar de água”, frisou o parlamentar.

De acordo com a proposta a concessionária, que atende o município, deverá fornecer e instalar sem ônus, a válvula de retenção de ar. Terão direito ao dispositivo todos os usuários dos serviços: pessoas físicas e jurídicas, comerciais, industriais, prestadores de serviços, assim como órgãos da administração pública direta ou indireta e organizações sociais sem fins lucrativos.

Ao justificar a apresentação do projeto, Vander Lopes disse que a população registrense está, inapelavelmente, pagando, e caro, por um produto que não consome. “Em algumas regiões inclusive, a força do ar que sopra das torneiras, causa estupefação nos usuários, que leigos, não fazem ideia dos prejuízos financeiros decorrentes. Em decorrência dos serviços executados na rede, e quando o abastecimento é retomado, o ar passa pelo hidrômetro e é registrado como água, representando um volume de consumo, que na realidade não ocorreu. Dessa forma, muitos consumidores reclamam que pagam alto valor nas contas de água, sem de fato consumir. Isso porque, em muitos casos, a pressão do ar na tubulação faz com que o ponteiro do hidrômetro gire mesmo sem água, ou seja, registrando um consumo inexistente. Essa situação acaba amargando no bolso do consumidor”, argumenta, ao final.

Segundo a Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), onde aparelho semelhante é fabricado, garante que sua instalação significaria uma economia de 35% nas contas de água, ressaltando que esse percentual pode variar de uma região para outra, de acordo com a frequência das interrupções no fornecimento de água. Fato que favorece a entrada de ar na rede.

O projeto foi protocolado no dia 19, na Câmara de Vereadores e segue o trâmite interno dentro das comissões até ir para votação no plenário.


Fonte:

Deixe seu comentário