Portal da Cidade Registro

Desenvolvimento

Alimentos sustentáveis da Mata Atlântica chegam a supermercados de São Paulo

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta. Abrange cerca de 15% do território brasileiro

Postado em 07/02/2020 às 10:53 |

O desenvolvimento do Vale do Ribeira em equilíbrio com o meio ambiente é o fundamento dos Produtos Mata Atlântica, que acabam de ser lançados em São Paulo. Na manhã de 24 de janeiro, o projeto foi apresentado ao público por seu idealizador, Alan Queiroz Diniz, em evento no Supermercado Mambo Moema, na zona sul da capital. 

A proposta da marca vai além da produção sustentável de alimentos saudáveis na região que abriga a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil. Ao certificar e distribuir os produtos em grandes centros consumidores, ela contribui para profissionalizar e aumentar a renda de pequenos produtores e trabalhadores rurais do Vale do Ribeira. 

Outro aspecto relevante é o estímulo ao turismo na região. Cada alimento Mata Atlântica traz na embalagem um QR Code que convida o consumidor a conhecer o produtor e seu trabalho, por meio de vídeo, e a viver a experiência de perto, em passeio turístico organizado pelo projeto regional de turismo Viva o Vale. 

Mel de flores silvestres da mata intocada da região de Apiaí, palmito pupunha ecológico cultivado em Eldorado, bananas prata e nanica de produção sustentável em Jacupiranga e suco natural de laranja integram a linha de Produtos Mata Atlântica. Eles já estão disponíveis nos supermercados Mambo, em São Paulo. 

Riqueza ambiental, cultural e histórica 

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta. Abrange cerca de 15% do território brasileiro, incluindo 17 Estados, mas hoje está reduzida a menos de 10% da sua área original - aproximadamente 100 mil Km2. 

De tudo o que resta desse bioma no país, 21% estão no Vale do Ribeira, entre os estados de São Paulo e Paraná. A região conserva 2,1 milhão de hectares de florestas, 150 mil de restingas, 17 mil de manguezais e 200 km de uma costa recortada por praias, estuários e ilhas. 

Ao lado da diversidade de fauna e flora, em um cenário de grande beleza, o Vale do Ribeira também abriga mais de 300 cavernas e sítios arqueológicos, e mais de 150 monumentos, ruas e imóveis tombados como patrimônios históricos e culturais. 

Produtos Mata Atlântica nas redes sociais: 

Facebook e Instagram /produtosmataatlantica

Fonte:

Deixe seu comentário