Portal da Cidade Registro

Desenvolvimento

Governo de SP abre inscrições para o programa Prospera Família

Em sua primeira edição, a iniciativa visa a inclusão produtiva de mais de 12 mil famílias monoparentais em 23 municípios paulistas, entre eles do Vale

Publicado em 12/05/2021 às 08:47
Atualizado em

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, inicia nesta quarta-feira (12/05) o período de inscrições do programa Prospera Família.

"Recém-lançado, o Prospera Família incentiva a geração de renda através do acesso ao trabalho, empreendedorismo e oportunidades de ofício, assim como o estímulo à bancarização e poupança", destaca Célia Parnes, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social.

Inicialmente, participarão 23 municípios de regiões com maior concentração de pessoas em vulnerabilidade social, atendendo 12.500 famílias monoparentais. O programa está baseado em quatro principais eixos: mentoria, elaboração de um projeto de vida, capacitações (sobre geração de renda e empreendedorismo) e incentivo financeiro (transferência de renda), podendo ser de até R$ 2.000,00 para cada família, ao término do ciclo.

“A pandemia, infelizmente, acentuou ainda mais as dificuldades socioeconômicas da população, principalmente de famílias expostas a múltiplas vulnerabilidades sociais. O programa promove a autonomia e a sustentabilidade financeiras aos chefes de família que desempenham dupla jornada na criação de seus filhos.”, finaliza a Secretária de Estado.

Público-alvo

Podem se inscrever no programa, chefes de famílias monoparentais (com apenas um dos pais ou responsáveis presentes), com pelo menos um filho de 0 a 6 anos, em situação de extrema pobreza (renda mensal de até R$ 89 por pessoa) e estejam devidamente cadastradas no CadÚnico, preferencialmente já atendidas por programas e serviços destinados à primeira infância.

Municípios participantes

Miracatu, Iguape, Capão Bonito, Francisco Morato, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Pirapora do Bom Jesus, Juquitiba, Cajamar, Itanhaém, Guararema, Bertioga, Biritiba-Mirim, Teodoro Sampaio, Peruíbe, Mongaguá, Embu das Artes, Itararé, Poá, Registro, Arujá, Itaquaquecetuba e Carapicuíba.

Como se inscrever?

Os interessados devem se inscrever, até dia 4 de junho, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo em seu município ou preencher o formulário de inscrição no site www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br.

Fonte:

Deixe seu comentário