Portal da Cidade Registro

Desenvolvimento

Governo do Estado realiza Fórum de Mineração no Vale do Ribeira

O Fórum se encerrará com a visita dos participantes ao MOSAIC Fertilizantes

Publicado em 04/03/2020 às 06:15

O Governo do Estado promoveu nesta quarta-feira (4) a abertura do Fórum de Mineração no Vale do Ribeira. O encontro que continua no dia 5 foi realizado no município de Registro e contou com a presença do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido. A Secretaria de Desenvolvimento Regional foi representada pelo Coordenador do Programa Vale do Futuro, Marco Pilla, com o apoio do Diretor do Escritório Regional do Vale do Ribeira, Rogério Pio e do Assessor de Gabinete, Adriano Guimarães. Participaram também representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Registro, do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul) entre outras autoridades.

Para o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o programa Vale do Futuro aborda sustentabilidade, desenvolvimento econômico e o Fórum contempla esta abordagem. “Este fórum é importante para mostrar que há convergência entre os dois vetores. O Desenvolvimento Regional deve apoiar e incentivar todas as iniciativas nesse sentido”, explicou Vinholi. 

Os debates do evento foram contemplados com dois painéis. 

O primeiro teve como tema a “Importância da Geodiversidade e da Dotação Mineral para o Desenvolvimento do Vale do Ribeira”. O painel foi conduzido pela Coordenadoria de Petróleo, Gás e Mineração, da Pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente e debateu os seguintes tópicos: 

Políticas para o Desenvolvimento da Mineração no Vale do Ribeira. (A cargo da Coordenadoria de Petróleo, Gás e Mineração/ SIMA). 

Geodiversidade e Potencialidade Mineral. (A cargo da CPRM – Serviço Geológico do Brasil).

Situação Atual da Atividade Mineral e demandas do Setor Empresarial. (A cargo da ANM – Agência Nacional de Mineração).

Zoneamento Ecológico e Econômico no contexto Mineral da região. (A cargo da Coordenadoria de Planejamento Ambiental/ SIMA).

O segundo painel teve como tema os “Desafios para o Desenvolvimento da Mineração e da Sustentabilidade no Vale do Ribeira”. Coordenado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), da Pasta de Desenvolvimento Econômico, e debateu os seguintes conteúdos:

Bases para a Dinamização da Cadeia Produtiva Mineral. (A cargo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas). 

Tecnologia para a Agregação de Valor da Cadeira Produtiva de Base Mineral. (A cargo da Poli – Minas/ USP). Desafios ao Licenciamento Ambiental da Mineração. (A cargo da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). 

Visão e demandas do Setor Empresarial. (A cargo da AMAVALES -Associação dos Mineradores do Vale do Ribeira). 

Segundo dia do Fórum

Nesta quinta-feira (5) ocorrerá uma Oficina de Oportunidades e Demandas para o Desenvolvimento da Mineração em Bases Sustentáveis. Conduzida pela Coordenadoria de Petróleo, Gás e Mineração (SIMA) e IPT, terá a participação do Governo Estadual, Universidades, Centros de Pesquisa e Inovação, representantes do poder público local, empresarial e da sociedade civil. 

Ainda serão apresentadas bases para a elaboração do Plano de Mineração do Futuro do Vale do Ribeira. O Fórum se encerrará com a visita dos participantes ao MOSAIC Fertilizantes, empresa que atua na produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes, no município de Cajati. 


Fonte:

Deixe seu comentário