Portal da Cidade Registro

CitVale

Incentivo para Ecossistema de Inovação do Vale do Ribeira

Secretaria de Desenvolvimento do Governo de São Paulo e Conselho Municipal de Tecnologia discutiram melhorias para o projeto

Postado em 15/11/2019 às 16:00 |

Encontro aconteceu no dia 12 de novembro no Instituto Federal de Registro

O Instituto Federal (IFSP-Registro) sediou no dia 12 de novembro uma reunião de trabalho entre o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Registro (CMCTI) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado de São Paulo, em que foram apresentadas por representantes do governo estadual as propostas de ações de fomento para o Ecossistema de Inovação do Vale do Ribeira.  

O subsecretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Marcos Vinicius Souza, apresentou as ações estratégicas a serem desenvolvidas em parceria com as instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), de fomento ao empreendedorismo e governança do Vale do Ribeira: apoio ao desenvolvimento de startups de base tecnológica geradas por alunos das ICTs do Vale, por meio da plataforma Inovativa e do Sebraelab; parcerias para conhecimento e geração de inovações em áreas estratégicas; serviços tecnológicos para geração de inovação em empresas, apoiados com recursos para desenvolvimento de projetos via Sebrae-SP.

O diretor de Relações Interinstitucionais do Boticário, Felipe Salomão, anunciou na ocasião o projeto de um núcleo de pesquisa de Biotecnologia do Grupo Boticário no Vale do Ribeira, que começará de forma piloto no Centro de Distribuição da empresa. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, Patrícia Ellen, enfatizou que as ações objetivam atender à solicitação do Conselho para que a pauta da Ciência, Tecnologia e Inovação fosse incluída na agenda de desenvolvimento do Programa Vale do Futuro como diferencial para a região. Ela destacou a preocupação do governo do Estado com metas e resultados concretos nas ações programadas para o Vale do Ribeira, além de reforçar a importância da participação de empresas âncoras para apoiar o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação Local. 

O subsecretário de Inovação comentou que a proposta deve ser desenvolvida de acordo com as competências da região, ressaltando que o mais importante no Ecossistema de Inovação são as pessoas e as instituições que interagem em determinado local para apoiar e gerar inovação. Ele elogiou a articulação local das instituições que vêm trabalhando de forma colaborativa para a formação da Associação de Ciência Tecnologia e Inovação do Vale do Ribeira (CitVale). 

De acordo com a professora do IFSP, Ronise Suzuki, que preside o CMCTI, as propostas do governo do Estado agregam e estão alinhadas ao projeto de desenvolvimento do Citvale. “A perspectiva de recursos para projetos de inovação em parceria com empresas, a capacitação de alto nível e a conexão com investidores e mentores podem acelerar a criação de empresas de base tecnológica”. Para ela, o apoio do governo do Estado dá visibilidade e pode atrair novos parceiros para o projeto nesse momento em que o Vale do Ribeira está em evidência.

A presidente do CMCTI considerou produtiva a agenda de trabalho e importante o reconhecimento dos agentes do governo na autonomia do Citvale como uma Associação a favor da Inovação. Disse que o Instituto Federal (IFSP) está muito satisfeito com todo trabalho e considerou “um legado” a Ciência Tecnologia e Inovação estar na pauta do desenvolvimento do Vale do Ribeira. “Foi fundamental a articulação e a sinergia das ICTS, da governança local e dos agentes de fomento para o desenvolvimento do Ecossistema Local de Inovação e agora, com o apoio do governo do Estado, vamos potencializar as ações”. Ronise Suzuki reforçou a fala do superintendente do Codivar, Wilber Rossini, de que agora é necessário um Plano de Ação com o cronograma para realização das propostas do governo do Estado na região.  

Também participaram da reunião Walter Augusto Varella (diretor do IFSP-Registro); Wilber Rossini (Codivar); Carlos Gomes (Senai); Lucia Fernandes (Senai); Michelle Raimundo dos Santos (Sebrae-SP-VR); Débora Teixeira (Sesc Registro); Fábio Trombeta (Senac); Patrícia Morgante e Elza Soares (Unesp); Octavio Forti (Prefeitura Municipal de Registro); Marcos Koyam, Rafael Moraes e Bruno Momma (Prefeitura Municipal de Registro); Luiz Rocha Farias (UNIVR); Alex Sanders Rosa e Deise Morato (ETEC Registro); Fábio Cardoso Junior (vereador); Dionísio Pereira (Sabesp); Renato Junqueira (Federal Invest); Douglas Nakazawa (Mundo Empreendedor); Carlos Puzzi (CIESP-VR); Renato Pinto (CREA); e Armando Batista (IFSP). 

Fonte:

Receba as notícias de Registro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário