Portal da Cidade Registro

Miss Iguape 2023

Miss Iguape 2023 celebra a beleza das mulheres iguapenses

Colônia Katsura, primeira comunidade japonesa no Brasil, receberá homenagem

Publicado em 21/03/2023 às 13:17
Atualizado em

No dia 22 de março, Iguape, situado no Vale do Ribeira, será palco de um concurso que elegerá a Miss Iguape, evento que dará a coroa a mulher considerada mais bonita da Região. O evento será realizado no Clube Japonês e celebra a beleza feminina e presta homenagem à primeira colônia japonesa no Brasil, a Katsura.
Para participar, as candidatas precisam ter mais de 17 anos e morar no município. Além disso, cada uma delas precisa encontrar um patrocinador que irá arcar com os custos com o vestido de gala, cabeleireiro e maquiador.
Dez candidatas foram selecionadas para concorrer ao prêmio, oferecido pelos comerciantes locais, que patrocinam o concurso. A preparação das candidatas começa meses antes do desfile e envolve desde academias até massagens, para que as participantes estejam em sua melhor forma para a competição.
A Colônia Katsura, homenageada da noite, foi uma comunidade de imigrantes japoneses estabelecida em Iguape e fundada em 1908, quando os primeiros imigrantes japoneses desembarcaram no Porto de Santos, sendo levados para a região de Iguape para trabalhar em plantações de chá e arroz, onde ensinaram seus conhecimentos sobre a colheita para os moradores locais.
A presença dos ensinamentos e da cultura que os japoneses trouxeram ao Brasil permaneceu forte no Vale do Ribeira e por isso, a organização do evento decidiu homenageá-los.
Para o Portal da Cidade, Jóris Cesar, organizador, disse: “Realizo os concursos de misses há 35 anos e eu mesmo faço questão de ajudar pessoalmente cada modelo.
O desfile é realizado sempre em praças públicas, como no Centro Histórico de Iguape, pois não temos um local próprio para isso e contamos com o apoio e patrocínio dos lojistas para angariar fundos”.
Maria Eduarda Bezerra, modelo e participante da competição, disse: “O Miss Iguape é uma tradição muito respeitada e comemorada pelo povo iguapense e estar esse ano entre as dez candidatas a coroação é um privilégio. Ser miss é ter desenvoltura na passarela, é acreditar em si, é sonhar, é persistir, é representar e ser aplaudida. A premiação é um sonho a ser conquistado, mas independente do resultado, serei grata por tudo que vivi e aprendi nesses três meses de preparação. Tenho muito desejo de continuar no ramo da moda daqui para frente”.
Este ano o desfile será realizado no Clube Japonês, localizado na Rua Monsenhor Crescente, n° 94, Centro de Iguape, às 21h.
Até o momento, os valores para ingressos não foram divulgados, mas para mais detalhes, acesse: https://www.facebook.com/missiguape
As candidatas representarão os bairros: Jardim Primavera, Rocio, Vila Garces, Guaricana, Centro, Itimirim e Canto do Morro. Embora nunca tenha sido transmitido oficialmente em nenhum meio de comunicação, o público espectador costuma fazer transmissões ao vivo pelas redes sociais, o que tem contribuído para a popularidade do evento nos últimos anos.

Fonte:

Deixe seu comentário