Portal da Cidade Registro

Ambiental

PM Ambiental deflagra operação “Curupira”

Mais de 1,2 mil militares estão mobilizados para combater crimes contra o meio ambiente

Publicado em 16/07/2021 às 08:11

A Polícia Militar Ambiental deflagrou, nesta sexta-feira (16), a operação “Curupira” para combater crimes contra o meio ambiente em todo o Estado. A ação ocorre em comemoração ao “Dia de Proteção às Florestas”, celebrado no dia 17 de julho – a mesma data que marca o “Dia do Curupira”, cujo personagem personifica misticamente o protetor das florestas contra degradadores criminosos.

Participam das atividades, que se estendem até amanhã (17), mais de 1,2 mil militares, com apoio de 450 viaturas, entre quatro rodas, náuticas e drones. As equipes realizam o policiamento ostensivo marítimo e terrestre com vistas aos infratores do meio ambiente, sobretudo aqueles que põem em risco a qualidade de vida, segurança e saúde Pública.

Além da ação operacional, a Instituição também lançará, neste sábado (17), a campanha “Polícia Militar Ambiental há 72 anos protegendo as Florestas”. A iniciativa será divulgada por meio das redes sociais para participação da sociedade.

Proteção às florestas

Atacar as Florestas significa atentar contra a vida do ser humano, visto que destrói fontes de água doce e com elas, tanto a fauna quanto a flora são afetadas. O desflorestamento fragiliza o solo, expondo-o à erosão, e leva ao aumento da temperatura, além de outras consequências negativas. Assim, também sofrem os animais silvestres, pois muitos dependem das florestas para assegurar sua sobrevivência.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade, em São Paulo possui um índice de remanescentes de 32,6%, segundo o Inventário Florestal (2020) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Entre as dezenas de Unidades de Conservação, a vertente atlântica apresenta as melhores condições de cobertura vegetal nativa e de áreas protegidas, com destaque para a Serra do Mar.

Fonte:

Deixe seu comentário