Portal da Cidade Registro

Oportunidade

Programa Prospera abre inscrições nas cidades do Vale do Ribeira

O programa vai atender jovens com financiamento para faculdade, o próprio negócio ou empresa familiar

Publicado em 20/01/2020 às 03:33

Os Centros de Referência de Assistência Social das prefeituras do Vale do Ribeira estão recebendo as inscrições para o Programa Prospera a partir de hoje, dia 20 de janeiro e vão até o dia 28 de fevereiro. 

O programa vai oferecer a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual um apoio financeiro para os mais diversos projetos de vida dos alunos. O investimento pode ser feito para o jovem cursar uma faculdade, abrir uma microempresa ou até mesmo investir no negócio dos pais.

A intenção do programa é estimular a autonomia, o desenvolvimento pessoal e profissional e o incentivo para que o jovem seja um vetor de mudança e um agente ativo para o desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário na região.

O Programa Prospera foi lançado em novembro passado e faz parte do Programa Vale do Futuro, que estimula a educação e geração de renda no Vale do Ribeira e pretende atender 4 mil estudantes em toda a região.


O aluno terá uma oportunidade para investir nos projetos profissionais com base na sua história de vida de maneira:


– Apoiada, com o acompanhamento de um tutor que irá orientá-lo a desenvolver as capacidades profissionais, competências técnicas e habilidades sócio emocionais, por meio da elaboração de um projeto de vida;


– Estimulada, através da transferência de recursos financeiros para poupança, a cada aprovação entre anos letivos, ao longo do período do programa, visando à posterior utilização dos recursos para realizar o projeto de vida;


– Formadora, com a oferta de capacitação técnica, educação financeira, empreendedorismo, tecnologia e vouchers para cursos alinhados às projeções ao futuro;


– Interativa, por meio do uso da tecnologia para engajamento e adesão ao programa, incentivando o protagonismo jovem.


O Prospera também contará com ações de proteção social para atrair os jovens que estão fora da escola, de modo a proporcionar a garantia de direitos e acesso às oportunidades no Vale do Ribeira.

Os interessados em participar da iniciativa podem obter informações para a pré-inscrição pela internet.


Como funciona?


-Ao longo do programa você terá a oportunidade de participar de uma série de capacitação e atividades práticas.


-Elaboração do "Projeto Vida" com a ajuda de um Tutor.


-Ao terminar o ensino Médio, você será comtemplado com uma poupança de até R$5.000,00, dependendo do ano letivo que entrar no programa.


Como participar?


-Estar matriculado entre o 9º ano do ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.


-Renda média familiar de até 1/2 salário mínimo por pessoa.


Inscrições


site oficial: abre.ai/partiuprospera 

Presencial: Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).


Fonte:

Deixe seu comentário