Portal da Cidade Registro

Meio Ambiente

Projeto Reflora CBA vai restaurar vegetação nativa da Mata Atlântica

Ação acontece em propriedades rurais No Vale do Ribeira, a parceria da CBA com Instituto Votorantim e Reservas Votorantim (Legado das Águas)

Publicado em 25/10/2021 às 17:41

No Vale do Ribeira, a parceria da CBA com Instituto Votorantim e Reservas Votorantim (Legado das Águas) vai beneficiar pequenos e médios produtores rurais. O projeto também será realizado na Zona da Mata (MG) e Niquelândia (GO)

Inscrições para o projeto começam no dia 25 de outubro e vão até o dia 12 de novembro. O edital completo com todas as informações e critérios de participação está disponível no link www.refloracba.com.br

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) lançou no dia 25 de outubro o edital que anuncia o Projeto Reflora CBA, voltado para pequenos e médios produtores rurais das regiões do Vale do Ribeira (SP), Zona da Mata (MG) e Niquelândia (GO) e interessados em realizar o reflorestamento de áreas degradadas de suas propriedades. A iniciativa promoverá, por meio de reflorestamento, a recuperação de ecossistemas e o incremento da biodiversidade brasileira, ação diretamente ligada com a agenda ESG da CBA.

O objetivo é buscar áreas localizadas, preferencialmente, em um raio de 100 km dos locais de atuação da CBA, na Zona da Mata, Legado das Águas e Legado Verdes do Cerrado.

Segundo Leandro Faria, gerente geral de Sustentabilidade da CBA, a Companhia busca promover benefícios socioambientais cada vez mais significativos e duradouros nas localidades de sua atuação. “Isso gera um ambiente de valor compartilhado com uma operação sustentável e está em linha com a nossa agenda ESG e estratégia de desenvolver as comunidades com presença CBA, influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio. Nesse contexto, atuamos também com as nossas reservas privadas, em especial o Legado das Águas e o Legado Verdes do Cerrado. O projeto ainda fomentará a regularização ambiental dos proprietários participantes frente ao Código Florestal”.

Como vai funcionar - O Projeto Reflora CBA fornecerá mudas e capacitação técnica que viabilizem o reflorestamento em áreas degradadas de RL e APPs, com uso de espécies nativas de ocorrência local. “Espera-se que as atividades de plantio e monitoramento sejam realizadas pelos proprietários e demais agentes locais, com supervisão e apoio técnico da CBA”, esclarece Faria.

A seleção das áreas que farão parte do Reflora CBA levará em consideração a situação dos documentos e eventuais passivos das propriedades e de seus proprietários ou posseiros. “Por isso, foram definidos critérios formais prioritários e adicionais. Os critérios prioritários serão eliminatórios e os adicionais vão gerar uma pontuação para classificação das propriedades e proprietários”, explica Faria.

A iniciativa é uma parceria entre a CBA, Instituto Votorantim e Reservas Votorantim. O prazo para inscrições vai de 25 de outubro a 12 de novembro. Para acessar o edital completo e fazer a inscrição os interessados devem acessar o link: www.refloracba.com.br.

Vale do Ribeira

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, fornecerá as mudas de espécies nativas da região para o reflorestamento das áreas selecionadas pelo Projeto Reflora CBA. As mudas são produzidas no Centro de Biodiversidade do Legado das Águas, que alia pesquisa científica à produção das espécies, utilizando a tecnologia de rastreamento por código qr, garantindo a qualidade e procedência de todo o processo produtivo.

De acordo com David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, o projeto Reflora CBA é uma oportunidade para produtores rurais se adequarem ao Código Florestal, e ao mesmo tempo, ampliar os corredores ecológicos da região, contribuindo com as vocações regionais de negócios baseados na natureza.

“Proprietários rurais são importantes parceiros do desenvolvimento sustentável. No contexto do Vale do Ribeira, região com enorme potencial de atividades econômicas baseadas na nova economia, suas propriedades são essenciais para manter as florestas conectadas e saudáveis. Chamamos essas conexões de corredores ecológicos, que são importantes para o fluxo da fauna e flora, mas também para economia. No Vale do Ribeira, a floresta em pé gera diversos negócios, desde o ecoturismo à produtos alimentícios, beneficiando não só os empresários desse ramo, mas toda a região com o giro da economia local. Estamos muito felizes em somar com esse projeto inovador, fortalecendo nossa parceria com a CBA”, comemora o diretor.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.

A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br. Conheça também a nossa agenda ESG em: http://esg.cba.com.br/.

Sobre o Legado das Águas

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo.

Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção.

Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em www.legadodasaguas.com.br


Fonte:

Deixe seu comentário