Portal da Cidade Registro

Ação educativa

Projeto Verão no Clima chega ao fim em Iguape

A atividade foi realizada de 3 de janeiro a 26 de fevereiro na Barra do Ribeira fora recolhidos cerca de 500 quilos de resíduos

Publicado em 09/03/2020 às 03:00

Em sua terceira edição, o projeto Verão no Clima 2020, uma parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente com a Prefeitura de Iguape, realizada de 3 de janeiro a 26 de fevereiro na Barra do Ribeira, envolveu diretamente quatorze membros da comunidade como monitores.

Além das abordagens na praia e na orla do Suamirim, este ano o projeto se fez presente na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Profa. Abigail Fortes Martins, para apresentação do projeto. Professores e mais de 70 alunos participaram da iniciativa.

No total foram abordadas cerca de 4 mil pessoas, enquanto 38 placas informativas foram instaladas pelo bairro, buscando fazer com que turistas e a comunidade refletissem sobre suas atitudes diárias em relação ao consumo e descarte . 

A vilã “bituca de cigarro” foi um dos alvos do projeto e cerca de 100 bituqueiras individuais foram distribuídas, encontrando boa aceitação entre o público. 

De modo geral, a praia e a orla foram mantidas limpas, à exceção dos domingos quando o bairro recebe um grande número turistas de “um” dia, resultando numa quantidade alarmante de resíduos por onde passam.

Se comparado com outros anos foi possível observar uma quantidade menor de resíduos descartados de forma inadequada, fato é que resta ainda muito por se fazer.

Foram recolhidos durante o período do projeto cerca de 500 quilos de resíduos, plástico na sua maioria.

No balanço da coordenadora da equipe da praia, Priscila Meneguin, “se observou este ano uma quantidade menor de resíduos espalhados, o que demonstra que, mesmo devagar, a população vem contribuindo cada vez mais e fazendo o seu papel de cidadão. Seu lixo, sua responsabilidade”.

Fonte:

Deixe seu comentário