Portal da Cidade Registro

Iguape

Saúde de Iguape realiza reuniões itinerantes

A próxima reunião acontecerá no dia 23/02, às 17h, na Estratégia de Saúde da Família no bairro do Icapara.

Publicado em 06/02/2021 às 08:14
Atualizado em

O Departamento Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) promoveram, na quarta-feira, 27/01, reunião no Bairro do Jairê, a primeira de um conjunto de reuniões itinerantes sendo implementadas, com a finalidade de otimizar o diálogo e o atendimento das reivindicações da comunidade.

O objetivo é que as reuniões itinerantes se dêem em todas as comunidades da zona rural do município, conforme calendário já definido para o ano de 2021.

As reuniões itinerantes fortalecerão cada vez mais o controle social dentro do nosso município, levando o Departamento de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde a diversas áreas de nossa cidade, onde serão debatidos os problemas de saúde de uma forma direcionada àquela área de atuação,

A comunidade é convidada a participar, para ali fazer o levantamento dos pontos que precisam ser melhor ajustados naquela área. É um momento em que a comunidade tem a oportunidade de uma participação direta, dialogando sobre suas demandas e reivindicações.

O encontro do Bairro do Jairê aconteceu na escola local, contando com a presença do presidente do CMS, Gerson Ribeiro de Castro, da diretora de Saúde, Lucineide Alves da Silva, da coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Silvana Rodrigues de Lima, e das coordenadoras Diana Carolina Ribeiro Chicarelli e Lidiane Vieira da Silva.

Na reunião foram debatidos diferentes problemas vivenciados pela comunidade do bairro Jairê. O principal e mais urgente deles, é a ausência de médico no atendimento do bairro, que se prolonga, pela falta de profissional disposto para tanto, a despeito das muitas tentativas feitas pela Prefeitura Municipal para compor de forma adequada e integral a equipe do Estratégia Saúde da Família que atende o bairro.

De modo a remediar a situação, a principio será feito o remanejamento de médicos que atendem outras unidades de saúde, para atender em especial os pacientes domiciliados e acamados, a partir de um cronograma de atendimento semanal. Para os demais pacientes, sem dificuldade de locomoção, os atendimentos continuarão sendo realizados na UBS.

Outras questões dizem respeito à liberação dos resultados de exames laboratoriais na própria localidade de atendimento, o que impõe reforçar aos profissionais que realizam a pós-consulta dos pacientes para orientar corretamente sobre o agendamento, coleta e recebimento do resultado dos exames laboratoriais.

Da mesma forma, a falta de internet para o uso de prontuário eletrônico (sistema E-SUS) e para utilização on-line dos tabletes dos agentes comunitários.

A próxima reunião acontecerá no dia 23/02, às 17h, na Estratégia de Saúde da Família no bairro do Icapara.


Fonte:

Deixe seu comentário