Portal da Cidade Registro

Sincomerciários

Sindicato dos Comerciários se manifesta diante da reabertura do comércio

A principal bandeira de luta do Sincomerciários é manter o diálogo com as entidades patronais e o Poder Público para definir regras para proteção à saúde

Publicado em 17/07/2020 às 04:15

Diante do cenário mundial atual, totalmente alterado e prejudicado pela pandemia do Coronavírus, todos os setores da economia foram muito afetados.

Mas é certo que o principal setor é o comércio em geral e seus trabalhadores, que ficou com as atividades totalmente suspensas.

O Sincomerciários preocupado com a manutenção dos empregos, com as garantias e direitos trabalhistas, sempre manteve seus canais de comunicação eletrônicos para oferecer todo suporte e apoio aos comerciários.

O Sincomerciários também representa a classe trabalhadora do setor de comércio de gêneros alimentícios e que não tiveram suas atividades suspensas durante a quarentena decretada pelo Governo Estadual e Municipal, agindo sempre com preocupação em relação à garantia das medidas protetivas da saúde do trabalhador.

Atualmente, com o Decreto Municipal 2.924/2020 que dispõe sobre o retorno gradual das atividades não essenciais, essa preocupação de estende a todos os trabalhadores, sendo o objetivo principal do Sincomerciários que todas as medidas protetivas já tomadas junto aos comerciários dos serviços essenciais, sejam estendidas aos trabalhadores dos setores não essenciais, afinal o comerciário tem contato direto com o público.

Sendo tais medidas: a exigência do uso de máscara de proteção individual, para empregados e clientes, disponibilização de álcool em gel, higienização frequente dos ambientes, limitação de acesso às lojas para evitar grande circulação ou aglomeração de clientes/funcionários, com controle de entrada, revezamento de turmas e adequação de turnos dos trabalhadores, dentre outras.

Buscando a aplicação destas medidas essenciais à segurança de todos, visando a contenção do contágio pelo coronavírus, a Fecomerciários e Sincomerciários distribuirão máscaras de proteção e panfletos informativos.

A principal bandeira de luta do Sincomerciários é manter o diálogo com as entidades patronais e o Poder Público para definir regras para proteção à saúde dos comerciários, manutenção e preservação de empregos, bem como o próprio poder aquisitivo dos salários.

Não é demais mencionar ainda que, é um momento de empatia e atitudes de bom senso social, principalmente em relação aos comerciários que tem filhos pequenos em idade escolar e que precisam de flexibilidade em seus horários, tendo em vista a suspensão das atividades de creches e escolas.

Ressaltamos que essa retomada gradual deve ser consciente e cautelosa, com a ajuda de toda a população, comerciários, comerciantes e consumidores em geral, buscando a redução dos casos de contágio, para que esta retomada não seja interrompida. Para isso devemos manter o distanciamento social, seguir os protocolos de segurança e higiene e sair de casa somente se necessário.

Fonte:

Deixe seu comentário