Portal da Cidade Registro

Saúde

Agosto Dourado alerta para a importância do aleitamento materno

Mês é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio à amamentação

Publicado em 14/08/2019 às 21:47

Na última quinta (8), a Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o SESC-Registro promoveu evento, voltado cerca de 170 colaboradores da Atenção Básica, em comemoração ao Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno e tem como tema desse ano: “Amamentação. Incentive a família, alimente a vida”. 

Participaram da cerimônia de abertura, a gerente do SESC Debora Teixeira, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Maria Amélia Fantin, a secretária municipal de Saúde Jô Rangel e representando o Departamento Regional da Saúde, (DRS) Claudio Vecki. 

A professora dra. adjunta da Unifesp, Fernanda Cockell abrilhantou o evento com a palestra “Como manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida”. Em seguida, a nutricionista do NASF, Gislene dos Anjos Tamasia, apresentou os dados da última pesquisa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a UNISEPE, referente ao padrão do consumo alimentar de crianças menores de dois anos de Registro, onde verifica - se a prevalência de aleitamento materno em menores de seis meses de 54,2%. 

Pelo segundo ano, consecutivo, as Unidades de Saúde pactuaram metas de promoção do aleitamento materno. E, as que conseguiram atingir seus objetivos em 2018, receberam o Selo de Unidade Amiga do Peito, criado pela Secretaria Municipal de Saúde como reconhecimento e valorização do trabalho das equipes. São elas: UBS Centro, ESF Vila São Francisco, ESF Votupoca, ESF Capinzal, ESF Ribeirópolis, ESF Caiçara e ESF São Nicolau. O evento foi o momento de agregar conhecimentos a fim de trabalhar a temática aleitamento materno e oportunidade de conhecer os dados do município referente à alimentação de crianças menores de dois anos.

Fonte:

Deixe seu comentário