Portal da Cidade Registro

Saúde

Cajati ganha Farmácia Móvel

O atendimento teve início no mês de novembro nas Unidades de saúde dos bairros Parafuso e Barra do Azeite

Publicado em 03/12/2019 às 08:42

A Farmácia Móvel é uma estrutura sobre quatro rodas, que funciona de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária para o fornecimento de medicamentos. (Foto: Prefeitura de Cajati )

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Cajati acaba de lançar o projeto-piloto da Farmácia Móvel no município. O atendimento iniciou em novembro deste ano e acontece nas Unidades de Saúde do bairro Parafuso, às quintas-feiras, e Barra do Azeite, às sextas. A expectativa é de que a Farmácia Móvel atenda todas as unidades no próximo ano. 

Esse projeto tem o objetivo de levar assistência farmacêutica para perto dos pacientes. “Muitos não conseguem ir até a Farmácia Central. Por isso, queremos levar até os seus bairros, de modo que facilite o acesso aos medicamentos. Outro benefício é a diminuição das filas na Farmácia Central e agilidade no atendimento”, explica a diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura de Cajati, Mayra Ribeiro Oliva. 

Para adquirir remédios na Farmácia Móvel, o morador deve ter a receita médica de Cajati ou dos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS), levar o cartão do SUS e, para alguns medicamentos, é necessário o documento de identidade (RG). 

A Farmácia Móvel 

A Farmácia Móvel é uma estrutura sobre quatro rodas, que funciona de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária para o fornecimento de medicamentos. É equipada com geladeira para guardar remédios que necessitam de refrigeração, como a insulina, armários com algumas gavetas que possuem chave para os medicamentos psicotrópicos, local com pia para a higienização das mãos, ar-condicionado e aparelho termo-higrômetro, que faz a medição da temperatura e da umidade do ambiente para a correta conservação dos medicamentos.  


Fonte:

Deixe seu comentário