Portal da Cidade Registro

Janeiro Roxo

Campanha contra a Hanseníase em Miracatu

Nos dias 27 a 31 de janeiro, as equipes de saúde da rede municipal realizarão buscas ativas e testes de sensibilidade para identificar casos da doença

Publicado em 28/01/2020 às 07:52

O Departamento de Saúde da prefeitura da cidade de Miracatu, através do, está realizando neste mês a Campanha“Janeiro Roxo”, cujo objetivo é educar e conscientizar a população sobre a Hanseníase, seu diagnóstico precoce, a redução de agravos e o tratamento.

A doença é causada por uma bactéria e os sintomas geralmente não são percebidos pelos pacientes.

Nos dias 27 a 31 de janeiro, as equipes de saúde da rede municipal realizarão buscas ativas e testes de sensibilidade para identificar casos da doença em todas as Unidades de Saúde no período da manhã.

Também haverá uma palestra no dia 28/01, na UBS Dr. Manoel Perez Bazan às 07:30h.

Principais sintomas da doença:

– O corpo do paciente com Hanseníase costuma apresentar uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele; com perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao toque;

– Ferimentos ou queimaduras sem dor nas mãos ou nos pés; O tratamento é feito com medicamentos diários e pode durar de 6 meses a 1 ano. Nem toda a forma da doença é contagiante, porém assim que o tratamento é iniciado, as pessoas que adquiriram a doença contagiante já deixam de transmitir a doença a outras pessoas. A hanseníase tem cura e os medicamentos são gratuitos.


Fonte:

Deixe seu comentário