Portal da Cidade Registro

Saúde

Campanha de prevenção ao câncer de pele, em Registro, sensibiliza 370 pessoas

O balanço da ação resultou em 50 procedimentos, entre cauterização química e crioterapia com nitrogênio líquido e 20 casos suspeitos

Publicado em 11/12/2019 às 07:44

Após a triagem, o balanço da ação resultou em 50 procedimentos, entre cauterização química e crioterapia com nitrogênio líquido e 20 casos suspeitos que serão realizadas biópsia para diagnóstico final. 

Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Registro em parceria com o Lions Club Internacional, com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Dia D da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, aconteceu no último sábado, 7 de dezembro, e efetivou trezentos e setenta atendimentos, gratuitos, entre homens e mulheres, na UBS Central, sob a coordenação do Dr. Alceu Hideharu Tabuti, Médico Dermatologista (voluntário). 

Para passar pela triagem, os munícipes foram divididos em grupos para assistir palestra educativa que ilustrou as causas, os sintomas, a importância do diagnóstico precoce, do uso do filtro solar, da exposição correta ao sol e os tratamentos. O conteúdo também explicou sobre o método ‘ABCDE’ das manchas – Assimetria, Bordas, Cor, Diâmetro e Evolução – para ajudar a identificar a doença. 

“A ação alcançou o seu objetivo: mobilizar a população sobre a importância da prevenção e os cuidados, bem como saber detectar a doença. Agradeço a todos que colaboraram”, declarou o secretário municipal de Saúde, Edson Gauglitz. 

Participaram da ação os médicos: Dra. Silvia Girotto, Dr. João B. Machado, Dr. Carlos Maeyama, Dr. Celso Pedroso, Dr. Vinícius Domingues, Dra. Thaís Cruz, Dr. Asdrubal Ordelin, Dr. Kassem Hamad, Dra. Paula de Andrade e Dra. Ana Paula Correa. 

Pelo Lions Clube, foram voluntários: Josedil Junior, Analu Pereira, Roni de Souza, Everaldo Souza, Roberto da Silva, Sylvio Murasawa de Danilo de Oliveira. 

Pela Secretaria Municipal de Saúde, formaram o time de apoio: Phablin Aguemi, Marta Domingues, Bruno Nakamura, Simara Kowaliz, Madalena Matos, Bruna de Oliveira, Tatiana Simões, Cintya Freitas (voluntária), Carlos Ribeiro, Estela Pedroso, Nilo Moreira, Valdirene Peniche, Sandra Rosa, Franciele Batista, Telma Rolim, Priscila Morais, Consuelo Lemes, Solange do Carmo, Terezinha Pereira, Maria de Souza, Marcia Ribeiro, Elisa Veiga, Kátia de Campos e Flávia Shimabukuro. 


Fonte:

Deixe seu comentário