Portal da Cidade Registro

Sarampo

Campanha de Vacinação contra o Sarampo vai até o dia 25/10 em Jacupiranga

Dia D da Campanha será realizado neste sábado, dia 19/10

Publicado em 15/10/2019 às 00:16

Começou no dia 7 e segue até o dia 25 de outubro a Campanha de Vacinação contra o Sarampo na cidade de Jacupiranga. O Dia D da Campanha será realizado neste sábado, dia 19 de outubro.  

A prioridade é vacinar as crianças de 6 meses a 4 anos. Procure a Unidade de Saúde mais próxima e não esqueça de levar a carteira de vacinação.

“A vacina está disponível em todos os Postos de Saúde e a equipe tem feito a atualização das carteirinhas de vacinação. Ressaltamos a importância da vacina e pedimos que a população não deixe de se vacinar”, afirma o enfermeiro da vigilância epidemiológica de Jacupiranga Thomaz Antônio Mancini Martins.

Sarampo:

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala e / ou espirra. A única maneira da doença ser evitada é tomando a vacina.

Seus principais sintomas são: Febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal estar intenso. Após alguns dias outros sintomas como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que em seguida se espalham pelo corpo também podem aparecer. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos.

Quem pode se vacinar:

• Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

• Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

• Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

• Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

• Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

• De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;

• De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.

ATENÇÃO: A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir sua imunidade, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.


Fonte:

Deixe seu comentário