Portal da Cidade Registro

Retorno

Carreta da mamografia volta para Cajati

Os exames serão realizados de 2 a 14 de dezembro

Publicado em 20/11/2019 às 22:46

O atendimento será a partir do dia 2 de dezembro

Dos dias 2 a 14 de dezembro, a cidade de Cajati receberá a carreta da mamografia pelo programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A unidade móvel volta à cidade para dar continuidade aos exames iniciados em outubro. No vídeo publicado na página do Facebook da Prefeitura de Cajati, o prefeito Vavá Cordeiro divulga a notícia ao lado da deputada estadual Dra. Damaris Moura. “Após a saída precoce no mês de outubro, conseguimos, junto à deputada, trazer novamente a carreta. Consideramos fundamental que as mulheres do nosso município possam ter acesso aos exames para à prevenção e para o diagnóstico precoce. Pelo exame, é possível que os casos confirmados de doenças, como o câncer de mama, tenham um tratamento mais efetivo”, considera e comemora Vavá Cordeiro.

Quem pode fazer o exame e como agendar

Quem fez o agendamento em outubro e está com o pedido para fazer o exame da mamografia deve ir até a Unidade de Saúde para reagendar e será priorizada para o atendimento. O exame pode ser feito por mulheres de 35 a 49 anos de idade. Para o procedimento, as interessadas devem entrar em contato com a unidade de saúde para a indicação médica. As que receberem orientação para fazer o exame, devem ir até o Departamento de Educação, onde ficará a carreta da mamografia, no dia e horário orientado pela unidade da Estratégia da Saúde Familiar (ESF), com o pedido médico, documento de identidade (RG) e cartão do SUS (CNS).

Mulheres sem o pedido médico e com idade a partir dos 50 anos que nunca fizeram o exame devem, nos dias 12 e 13 de dezembro, às 8h, ir até carreta no Departamento de Educação, com o RG e o cartão do SUS. Nessas datas, o limite será de 50 atendimentos para cada dia.

A carreta da mamografia atenderá os agendamentos de segunda na sexta-feira, das 9h às 18h, com um limite de 50 exames por dia. Sábado, 7 de dezembro, o atendimento na carreta será das 8h às 12h, com um limite de 20 exames nesse período. Os resultados serão enviados às Unidades de Saúde e a paciente poderá retirar na unidade que atende a região onde reside, em dia pré-definido. As que tiverem a necessidade de encaminhamento para especialistas serão orientadas. A carreta ficará no pátio do Departamento de Educação, na Rua Roma, 406 - Vila Antunes.

Mais informações pelo telefone (13) 3854-8534. 

Fonte:

Deixe seu comentário