Portal da Cidade Registro

Saúde

Casos de coronavírus não foram confirmados oficialmente no Vale do Ribeira

Gravações estão sendo repassadas via redes sociais de um possível caso na Cidade, mas não foi confirmado pelo Hospital Regional que se prepara

Postado em 12/03/2020 às 08:41 |

Casos de coronavírus no Vale do Ribeira foram descartados em Pariquera-Açu oficialmente na manhã desta quinta-feira. Gravações estão sendo repassadas via redes sociais de um possível caso na Cidade, mas não foi confirmado pelo Hospital Regional. 

O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus (COVID-19), foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Com a confirmação de casos da doença no Brasil, o HRLB/CONSAÚDE (Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua) capacitou as equipes para tratar possíveis casos suspeitos ou confirmados que chegarem ao Vale do Ribeira, com protocolos baseados no Ministério da Saúde. Há profissionais de plantão para receber esses pacientes.  

O HRLB/CONSAÚDE, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica e CEFORH, estruturou-se com base nas ações já existentes para notificação, registro, investigação, manejo e adoção de medidas preventivas. Além disso, o Hospital dispõe de leitos exclusivos para isolamentos respiratórios de casos que necessitem de internação.

A vigilância epidemiológica de infecção humana pelo novo coronavírus está sendo instruída à medida que a Organização Mundial da Saúde consolida as informações recebidas dos países e novas evidências técnicas e científicas são publicadas. É importante ressaltar que, até o presente momento, não há registro de casos suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus na região do Vale do Ribeira.

Cuidados 

A prevenção é muito importante: lave bem as mãos com água e sabão ou higienize com álcool gel; limpe bem as superfícies; siga a etiqueta da tosse (cobrir a boca ao tossir e espirrar, usando os braços ou lenço descartável).  

Os sintomas do COVID-19 são semelhantes aos de outras doenças respiratórias como as gripes. Os critérios para suspeitar do COVID-19 incluem: pessoas que estiveram em países com casos confirmados da doença ou histórico de contato próximo de casos suspeitos ou confirmados para COVID-19 nos últimos 14 dias e apresente febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade respiratória).

Fonte:

Deixe seu comentário