Portal da Cidade Registro

Coronavírus

SP cria Centro de Contingência para o coronavírus

Grupo foi criado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus

Publicado em 29/02/2020 às 06:00
Atualizado em

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realizou, na última quarta-feira, dia 26, a primeira reunião do Centro de Contingência, grupo criado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus.

O centro vai trabalhar de forma integrada com o Centro de Operações de Emergências (COE), implantado anteriormente pelo governo estadual.

O Centro de Contingência foi criado depois da confirmação do primeiro caso de coronavírus do Brasil, um homem de 61 anos que estava na Itália.  São Paulo é o estado com o maior número de casos suspeitos de infecção pelo coronavírus (Covid-19), com 11 casos, até o momento. Os demais casos foram registrados nos estados da Paraíba (1), de Pernambuco (1), do Espírito Santo (1), de Minas Gerais (2), do Rio de Janeiro (2) e de Santa Catarina (2), totalizando 20 casos. 


Dentre as ações do Centro de Contingência, destaca-se a definição dos hospitais de referência para o tratamento de casos graves de infecção pelo coronavírus. Entre as unidades, estão o Hospital das Clínicas de São Paulo e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista. No interior do estado os hospitais das Clínicas de Ribeirão Preto (USP) e de Campinas (Unicamp), o Hospital de Base de São José do Rio Preto e, no litoral, o Emílio Ribas II, do Guarujá. Juntas, esses hospitais contam com cerca de 4 mil leitos, sendo mil de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com a secretaria, os hospitais privados também poderão integrar a rede, seguindo protocolos e até disponibilizando leitos, se houver necessidade. Profissionais da Saúde estadual vão reforçar os contatos com os serviços particulares para reforçar o alinhamento de estratégias e fluxos.

Fonte:

Deixe seu comentário