Portal da Cidade Registro

Saude

CONSAÚDE fecha semestre com números de atendimentos expressivos

O Consaude promoveu uma serie de adequações e uma serie de melhororias no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua

Publicado em 08/08/2019 às 22:11

O CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul), nos últimos cinco anos, promoveu uma série de adequações e uma reorganização na administração que resultaram em maior controle financeiro, uma gestão mais fortalecida e o atendimento em saúde com qualidade, com números de atendimentos expressivos. 

O CONSAÚDE administra o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB) e CEFORH (Centro de Formação de Recursos Humanos), de Pariquera-Açu e o Completo Ambulatorial Regional (CAR) e Laboratório Regional, em Registro. O HRLB é referência regional em urgências e emergências traumatológicas ou clínicas nas mais variadas especialidades, como por exemplo traumato-ortopedia, neurologia/neurocirurgia, urologia, cirurgia vascular, obstetrícia, dentre outras. São 1.209 profissionais qualificados e dedicados à qualidade do atendimento em saúde.

O Pronto-Socorro do HRLB/CONSAÚDE atendeu, no primeiro semestre de 2019, uma média mensal de mais de quatro mil pacientes. No total, de janeiro a junho, foram atendidas 27.062 pessoas, um acréscimo de 12,76% com relação ao total previsto em contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/SP).

A Maternidade do HRLB/CONSAÚDE é credenciada pela Rede Cegonha, atendendo também a gestação de alto risco, contando com uma UTI Neonatal com sete leitos para receber os bebês que necessitam de cuidados intensivos; uma Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) com quatro leitos e uma Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) com sete leitos. As internações em obstetrícia somaram 1.195 no semestre. O total de partos realizados foi de 1.045, uma média mensal de 174.

O HRLB possui 161 leitos para internação. Por falar nisso, de janeiro a junho, as internações em clínica médica (912), obstetrícia (1.195) e pediatria (291) somaram 2.399, representando um acréscimo de 14,24% com relação ao contratado pela SES/SP.

As consultas médicas tiveram um registro total no semestre de 35.067 atendimentos, 8,73% a mais do que o previsto em contrato. Em atendimentos ambulatoriais, o registro foi de um total de 24.972 no semestre.

O HRLB/CONSAÚDE realizou um total de 112.998 exames laboratoriais, uma média mensal de 18.833. 

No setor de Oncologia, foram realizadas 1.182 quimioterapias, um acréscimo de 31,33% do número contratado e 1.807 sessões de hormonioterapia, um aumento de 20,47% do contratado. No total de sessões no semestre, foram registradas 2.989 sessões. 

O Hospital também realizou um total de 2.404 cirurgias de urgência e eletivas; no caso de cirurgias ambulatoriais, 1.009. Cirurgias por especialidade, no semestre, foram realizadas:

• Cirurgia Geral, 540;

• Ginecologia, 326;

• Mastologia, 44;

• Neurologia, 69;

• Obstetrícia, 251;

• Oncologia, 221;

• Ortopedia, 258;

• Urologia, 534;

• Vascular, 161.

O HRLB/CONSAÚDE oferece ainda um transporte inter-hospitalar seguro com ambulâncias equipadas, uma UTI Móvel e profissionais capacitados. O Hospital atende um total de 19 especialidades médicas, recebendo pacientes dos 15 municípios pertencentes ao DRS XII de Registro (Departamento Regional de Saúde). As especialidades são: cardiologia, nutrologia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, dermatologia, infectologia, hepatologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, nefrologia, neurologia, oncologia, proctologia, traumato-ortopedia, pediatria, neonatologia e urologia.


Cumprimento de metas e equilíbrio


O HRLB é uma unidade do Governo do Estado de São Paulo, administrada pelo CONSAÚDE, que mantém contrato com a Secretaria de Estado da Saúde. O Hospital atende unicamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região do Vale do Ribeira e a demanda da Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), que liga os Estados de São Paulo e Paraná. Ou seja, ao HRLB, chegam pacientes de todo o país.

Em 2018, o HRLB/CONSAÚDE cumpriu na integralidade as metas pactuadas com a SES/SP e todos os indicadores de quantidade e qualidade propostos. Além disso, a atual gestão conquistou um equilíbrio financeiro, mantendo os compromissos e todas as certidões do Consórcio em dia.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, ressalta a importância da organização da gestão para o equilíbrio das contas e a manutenção do bom atendimento. “O HRLB é referência para o Vale do Ribeira e, mesmo diante de crises e dificuldades em todo o país, reforçamos nosso trabalho, buscando meios de honrar os compromissos e, principalmente, atender bem nossa população. Com responsabilidade e organização, o apoio dos funcionários, da diretoria do CONSAÚDE e dos prefeitos, a cada mês estamos conquistando melhores patamares”, disse.

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Iguape, Wilson Almeida Lima, destacou a união dos prefeitos e o apoio da SES/SP. “Digo sempre que o CONSAÚDE faz muito com pouco e faz muito melhor. É resultado de uma gestão transparente e comprometida. Contamos ainda com a união dos prefeitos e do apoio do Governo do Estado com novos investimentos e a continuidade das obras de reforma e ampliação do HRLB. Com isso, estamos vendo um futuro cada vez mais promissor e de crescimento para a saúde no Vale do Ribeira”, finalizou o presidente.

Fonte:

Deixe seu comentário