Portal da Cidade Registro

Saúde

Dia Nacional da mobilização pela promoção da saúde e qualidade de vida

Incluir hábitos saudáveis na rotina é essencial para uma vida melhor

Publicado em 30/03/2020 às 08:00
Atualizado em

Em 6 de Abril, comemora-se o Dia Nacional da mobilização pela promoção da saúde e qualidade de vida, e apesar de questões relacionadas á isso serem tratadas diariamente, ainda assim, temos uma parcela muito grande da população que mantêm maus hábitos de vida, como alimentação errada, pouco ou nenhum exercício físico, alta ingestão de gordura, cigarro e bebidas alcoólicas, dentre outras práticas que prejudicam a saúde. 

Esse dia é uma data de conscientização para que cada vez mais pessoas possam adquirir uma rotina que melhore a qualidade de vida, e uma das ações que mais se relaciona com uma vida saudável é a inclusão da prática de exercícios físicos no dia a dia, o que é um desafio para muitas pessoas. 

‘O bem estar é um direito individual e coletivo e precisa ser incentivada com ações voltadas à melhoria da qualidade de vida. Se as pessoas se preocuparem em desenvolver um padrão comportamental favorável à sua saúde, certamente estará dando uma poderosa contribuição para que tenhamos uma população mais saudável, com vida mais longa e prazerosa’, afirma o Educador Físico Lucas Serralheiro Cardoso. 

A atividade física representa todo e qualquer movimento corporal que consome energia, podendo ser praticadas de várias formas. Para aqueles que não têm o hábito de fazê-los, o especialista indica a inserção gradual de pequenas atividades, como: ir e voltar a pé ou de bicicleta para a escola ou trabalho, usar as escadas ao invés do elevador, assim como incluir a prática de esportes ou exercícios formais pelo menos três vezes na semana. 

Uma boa dica para se sentir motivado a prática é escolher atividades que se tenham prazer na realização, outra questão está relacionada a um propósito, quando se tem uma meta a ser alcançada, as chances de que o individuo desista são menores ao verificar o progresso que vem sendo alcançado. ‘Estabeleça para si metas fáceis, realistas e de curto prazo para serem atingidas.

À medida que for avançando e melhorando a forma física, mude os objetivos e a intensidade das atividades gradualmente. No entanto, para começar um programa de atividade física mais estruturado é fundamental o auxilio de um profissional capacitado’, ressalta Lucas. 

Não ser sedentário e ter uma vida mais ativa podem evitar inúmeras doenças, como: obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, e até câncer de mama e intestino, além de é claro, dar mais disposição e energia. 

Os indivíduos que praticam algum tipo de atividade física por pelo menos 30 minutos, várias vezes por semana, vivem mais do que as pessoas que não fazem nenhum tipo de exercício. Logo, essa data é importante para esclarecer, apoiar e mobilizar a população a cuidarem melhor da saúde, garantindo uma vida mais plena. Ter ciência de que é preciso adotar melhores hábitos é o começo para grandes mudanças’, finaliza o profissional. 


Fonte:

Deixe seu comentário