Portal da Cidade Registro

Covid-19

Em vídeo, Vereador e secretário de Saúde pedem hidroxicloroquina para Registro

A OMS informou que a hidroxicloroquina só deve ser usada em casos de covid-19 sob estrita supervisão médica. O medicamento não tem eficácia cientifica

Publicado em 08/08/2020 às 00:33

Em vídeo circulando em redes sociais, o vereador de Registro, Marcelo Comeron (PL) pede o envio da hidroxicloroquina para Registro, por meio do Ministério da Saúde. Na gravação, realizada na sexta-feira, na Secretaria Municipal de Saúde, o secretário Municipal de Saúde, Edson Gauglitz, fala sobre o uso e a necessidade do envio do chamado “kit cloroquina”, para a Cidade, que conta ainda com outros medicamentos cuja eficácia não foram  comprovadas pela comunidade científica internacional.   

No vídeo, o vereador Comeron informa que enviou ao Ministério da Saúde a solicitação de 5 mil kits de hidroxicloroquina. “Fazemos esse apelo a Vossa Excelência que possa nos ajudar ….”. Edson Glauglitz reforça o pedido. “...Precisamos com extrema urgência que o senhor atenda o nosso pedido desse medicamento que é tão importante para que a gente possa experimentar um protocolo avançado para o tratamento da Covid….”.

Para o Portal da Cidade Registro, o secretário explica que esse pedido do "kit cloroquina" está sendo também feito por outros municípios do Vale do Ribeira já que existe um protocolo do Ministério da Saúde para a administração da droga.

“Estamos pedindo a doação do medicamento para o Vale do Ribeira pelo Governo Federal. Na verdade todos os municípios pediram, existe um protocolo do Ministério da Saúde para o uso da cloroquina e cada município age de acordo com seu protocolo clínico. O nosso prevê o uso da cloroquina. O Vale do Ribeira inteiro fez o pedido….”

Conforme Edson Gauglitz, um primeiro pedido já tinha sido feito pela Secretaria Municipal de Saúde e esse agora é um apelo para o Ministério da Saúde devido à gravidade dos casos do Município.

Além disso, o secretário reafirmou também o pedido para a liberação da Portaria 1.666, que dispõe sobre a transferência dos recursos financeiros do Governo Federal para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID 19.

Sobre a cloroquina - O chefe do programa de emergências da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mike Ryan, disse em julho que a hidroxicloroquina só deve ser usada em casos de covid-19 sob estrita supervisão médica. O medicamento contra malária, que não tem eficácia cientificamente comprovada para tratar a doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, teve os testes contra covid-19 coordenados pela OMS suspensos por falta de benefícios para os pacientes.... - 

Fonte:

Deixe seu comentário