Portal da Cidade Registro

Covid-19

Estudo revela que Brasil vacinou 1/3 do grupo prioritário contra o Covid-19

Dados foram analisados por especialistas da Rede de Pesquisa Solidária

Publicado em 20/03/2021 às 08:35
Atualizado em

(Foto: Imprensa MG)

Um estudo realizado por especialistas da Rede de Pesquisa Solidária apontou que a vacinação contra o COVID-19 no Brasil atingiu 1/3 do público prioritário. A pesquisa foi feita baseada nos dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Segundo o estudo, 32% da população prioritária recebeu a vacina, e somente 10% a segunda, até o último dia 6 de março.

Em janeiro, este grupo foi escolhido para iniciar a vacinação, entretanto, os dados revelam que apenas 56% dos profissionais de saúde, 54% das pessoas com mais de 80 anos de idade e 55% dos indígenas conseguiram receber a primeira dose até agora. Nos grupos que foram convocados recentemente, 12% dos brasileiros entre 75 e 79 anos se vacinaram e 3% dos que têm entre 70 e 74 anos receberam a primeira aplicação até o início deste mês.

Segundo Guilherme Loureiro Werneck, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as dificuldades são realçadas pela falta de planejamento quanto aos objetivos traçados para cada grupo vacinado.

O grupo atual, propício para a vacinação é somado em 22 milhões. São pessoas mais vulneráveis ao vírus por conta da idade e outros fatores. Outro fator preocupante, são os critérios estabelecidos para a vacinação. Sendo que o número insuficiente de vacinas leva prefeituras e governos estaduais a vacinarem idosos e profissionais da saúde.

Mesmo que demore para alcançar a cobertura necessárias, a imunização dos grupos prioritário contribui para diminuir os casos mais graves da doença e a necessidade de internação. 

Fonte:

Deixe seu comentário