Portal da Cidade Registro

Vacina já!

Forças de segurança do Estado de SP começam a ser imunizadas contra o COVID-19

A previsão é de que nos próximos 10 dias possa ter todos esses 180 mil agentes vacinados no Estado

Publicado em 05/04/2021 às 01:13
Atualizado em

O governador João Doria e o secretário da Segurança Pública, general Campos, acompanharam a aplicação das primeiras doses da vacina nesta segunda-feira (5)

Teve início, nesta segunda-feira (5), o esquema de imunização contra o coronavírus para as forças da segurança do Estado. A aplicação das primeiras doses da vacina ocorreu na sede da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), na zona norte da cidade de São Paulo, com a presença do governador João Doria, do secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, e outras autoridades.

A APMBB é uma das 82 unidades da PM no Estado que serão utilizadas como ponto de vacinação para aplicação das 180 mil doses disponibilizadas para profissionais da ativa das polícias Militar (incluindo o Corpo de Bombeiros), Civil, Técnico-Científica, Federal, Rodoviária Federal, Guarda Civil Metropolitana, bem como agentes penitenciários. O esquema próprio de imunização foi estabelecido para evitar aglomeração em postos públicos de saúde.

“A previsão é de que nos próximos 10 dias possamos ter todos esses 180 mil agentes vacinados no Estado. Eles também são a linha de frente, são aqueles que estão em contato com o público, e queria destacar todos esses profissionais e agradecer pelo esforço, pela dedicação, pelo desprendimento que têm feito neste período de pandemia. Todos esses agentes fazem parte dos nossos heróis, ao lado dos nossos profissionais de saúde”, disse Doria.

“Esse processo de imunização representa um marco histórico. Nós vamos imunizar e proteger aquelas pessoas que protegem a sociedade paulista. Essa vacina chega como uma benção para que possamos estar em melhores condições para cumprir nossa missão, que é o combate ao crime”, complementou o general Campos.

Vacinados

Para marcar o início da imunização, oito policiais militares foram escolhidos para ocuparem os primeiros lugares para a vacinação, sendo seis alunos-oficiais e duas oficiais.

A primeira vacina foi aplicada na tenente Rosemeire Santos de Miranda, que está há 22 anos fazendo parte do efetivo da PMESP. “É uma honra estar participando desse dia histórico, representando todas as forças de segurança do nosso Estado. Estamos na linha de frente e não paramos em nenhum minuto, por isso essa imunização é importante para nós”, afirmou.

Outra vacinada foi a aluno-oficial Mayla Luigi Santos, que ingressou na PMESP em 2015 e na APMBB no ano de 2019. “Eu me sinto muito honrada porque é o início de uma esperança da gente voltar à normalidade. Com a vacina, tanto os alunos-oficiais como os policiais militares vão poder focar na missão principal, que é proteger a população”, ressaltou.

Por parte da Polícia Técnico-Científica, entre os vacinados está Rodrigo Batista Oliveira. O policial contou que a imunização era algo muito esperado pela categoria e que o sentimento, depois de vacinado, é muito bom. “Imunizar os policiais é a garantia para que eles continuem realizando o seu trabalho”, disse.

O pensamento do policial técnico-científico é o mesmo do delegado Edelvais Blumer, do Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra), do Departamento de Operações Especiais de Polícia (Dope), que integra o Comitê da Blitz, criado pelo Governo de São Paulo para reforçar a fiscalização do cumprimento das medidas restritivas contra a pandemia. “Essa vacinação é muito importante porque estamos na linha de frente e muitos expostos, já que combatemos diuturnamente festas clandestinas e aglomerações”.

A Polícia Federal também marcou presença na abertura da campanha de imunização dos agentes de segurança. Um dos vacinados foi o agente Fernando Telles. Segundo ele, a iniciativa é essencial para que ele e seus colegas possam continuar trabalhando na rua, com o cumprimento de mandados, e administrativamente, especialmente no atendimento a estrangeiros.

Saiba mais sobre o esquema de imunização das forças de segurança do Estado clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário