Portal da Cidade Registro

Saúde

Governo de SP aponta redução em 37% a fila de cirurgias em Registro

Demanda reprimida em todo o Estado teve uma redução de 40% em todas as regiões

Publicado em 13/09/2022 às 10:54
Atualizado em

O Mutirão de Cirurgias do Governo de SP já reduziu 76,9% da fila por demandas eletivas da Grande São Paulo. Em todo o Estado, a demanda reprimida que era de 538 mil cirurgias, hoje é de 319,6 mil procedimentos, uma redução de 40,6%. As ações da Secretaria de Estado da Saúde atacaram a fila acumulada durante a pandemia e que estava inserida pelos municípios na Central de Regulação do Estado (Cross).

A região da Grande São Paulo é a que tem o maior percentual de redução da fila, com 76,9% e mais de 35 mil cirurgias realizadas. Entre as regiões com maior redução estão: Araçatuba (59,9%), Barretos (52,1%), Vale do Paraíba (50,4%) e Bauru (44,3%) (confira abaixo os dados por região). Entre os principais procedimentos ofertados estão cirurgias oftalmológicas, urológicas, vascular e cirurgia geral.

A Secretaria de Estado da Saúde tem feito inúmeras ações aos sábados para acelerar a redução das filas. Somente nos últimos quatro finais de semana, foram 33 mil procedimentos entre consultas pré-operatórias, exames e cirurgias.

Todos os pacientes atendidos durante o Mutirão de Cirurgias aguardavam na fila da Cross (Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde) e foram agendados durante esta semana pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde.

O Mutirão de Cirurgias começou em meados de junho com o pagamento de 100% extra da tabela SUS do Ministério da Saúde para todos os serviços públicos de saúde. Além disso, a pasta estadual ampliou a oferta em todas as suas unidades de administração direta e tem realizada a aquisição de procedimentos na rede privada.

Confira a evolução regional do Mutirão de Cirurgias do Governo de SP:

 

Fonte:

Deixe seu comentário