Portal da Cidade Registro

Saúde

Governo do Estado de SP promove campanha Janeiro Branco

Ação acontece em várias unidades do estado, entre elas do Vale, incentiva medidas para auxiliar no cuidado com a saúde mental

Publicado em 23/01/2023 às 11:07

Cuidar da saúde mental, sem preconceitos, é muito importante para que as pessoas que precisam desta assistência sintam-se acolhidas para buscar atendimento e tratar de forma precoce o problema.

E para sensibilizar a população para a prevenção de doenças como a ansiedade e depressão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo promove, durante este mês, a campanha Janeiro Branco, para conscientizar as pessoas sobre esse tema.

Alguns Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) terão programação especial para os profissionais da saúde que trabalham nas unidades e para o público em geral.

“Por ser o primeiro mês do ano, janeiro aponta para a importância de nos dedicarmos a cuidar de nossa saúde mental durante o ano todo, e de olharmos também, sem estigma ou preconceito, para as pessoas com transtornos mentais”, diz a coordenadora de Saúde Mental da SES, Rosângela Elias.

No ano passado, o Estado de SP registrou cerca de 233 mil atendimentos ambulatoriais e hospitalares relacionados à saúde mental. Em 2021, foram contabilizados 230,5 mil atendimentos em toda a rede estadual de saúde.

Onde buscar tratamento

Os pacientes que precisarem de atendimento nesta área podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, uma vez que este tipo de serviço é a “porta de entrada” do SUS e deve providenciar os encaminhamentos a serviços especializados, conforme a necessidade do paciente.

Cada AME criou sua programação sobre o Janeiro Branco. Confira os AMES participantes:

AME Assis

AME Amparo

AME Américo Brasiliense

AME de Carapicuíba

AME Fernandópolis

AME Itu

AME Idoso Oeste

AME Jardim dos Prados

AME Ourinhos

AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur

AME Presidente Prudente

AME Pariquera Açu

AME São João

AME Sorocaba

AME Tupã

AME Taubaté

AME Vale do Jurumirim

Fonte:

Deixe seu comentário