Portal da Cidade Registro

Registro

Hospital Regional realiza treinamento em doação e transplante de órgãos

Profissionais do hospital participaram de evento para atualização de procedimentos com este tema

Publicado em 03/12/2019 às 02:08

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram de treinamento

HRR promove treinamento em doação e transplante de órgãos


Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do HRR participaram na terça-feira, 26/11, da atualização em “Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos”, ministrada pelo coordenador médico da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas (FMUSP), Dr. Leonardo Borges de Barros e Silva. Ele veio acompanhado pelo coordenador de enfermagem da OPO-HCFMUSP, enfermeiro Edvaldo Leal de Moraes.

A aula do Dr. Leonardo abordou o processo de doação de órgãos, especialmente sobre a identificação e notificação de potenciais doadores e a Resolução 2.173/2017, que define os critérios do diagnóstico de morte encefálica. Segundo ele, em cerca de 60% dos casos as famílias autorizam a doação de órgãos no Brasil, sendo que os estados de Santa Catarina e Paraná possuem os maiores índices de doação de órgãos para transplante no País. 

A diretora técnica do HRR, Dra. Manuella Amaral Faria, afirma que o treinamento foi o primeiro passo para criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). “Será um passo muito importante para o HRR poder contribuir para que pacientes e familiares tenham acesso à opção da doação de órgãos. Como disse o Dr. Leonardo, nosso desejo é de que todos os pacientes saiam curados e fazemos de tudo para isso, infelizmente nem sempre é possível. E ter a opção de doar os órgãos possibilita salvar outras vidas e ajuda muito no processo de luto da família”, observa. 

A Comissão será responsável por organizar o hospital para que seja possível detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos, viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos a possibilidade da doação de órgãos e também articular com a Central de Transplante do estado o processo de doação e captação de órgãos e tecidos. 

Fonte:

Deixe seu comentário