Portal da Cidade Registro

HRLB

HRLB/CONSAÚDE completa 73 anos no Vale do Ribeira

O Hospital, fundado em 1950, é administrado pelo CONSAÚDE e possui uma longa trajetória dedicada à promoção de saúde da população

Publicado em 27/01/2023 às 11:32
Atualizado em

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), completa 73 anos no dia 28 de janeiro. O Hospital, fundado em 1950, é administrado pelo CONSAÚDE e possui uma longa trajetória dedicada à promoção de saúde da população do Vale do Ribeira.

A comemoração de 73 anos vem com boas notícias para a população. Em 2022, foram iniciadas as obras da implantação de solução de Radioterapia no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE). O Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (PER-SUS), que contempla o HRLB/CONSAÚDE, vai ampliar e qualificar o acesso ao tratamento radioterápico, utilizando a estrutura do Hospital, que é uma referência em oncologia, ampliando assim a cobertura de assistência no Vale do Ribeira. A previsão de entrega é setembro de 2023.

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), é o único hospital “porta-aberta” do Vale do Ribeira, sendo referência em urgências e emergências, cirurgias e atendimentos clínicos, como por exemplo, traumato-ortopedia, cirurgia geral, neurologia/neurocirurgia, urologia, cirurgia vascular, obstetrícia, dentre outras. O Hospital é uma unidade do Governo do Estado de São Paulo, administrada pelo CONSAÚDE, que mantém contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). O HRLB atende unicamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região do Vale do Ribeira e a demanda da Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), que liga os Estados de São Paulo e Paraná. São 73 anos de um trabalho feito com dedicação e sempre com muito amor aos pacientes.

Para o presidente do CONSAÚDE e prefeito de Miracatu Vinicius Brandão, todos que construíram e constroem a história do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua merecem um agradecimento especial. “O HRLB/CONSAÚDE realiza um trabalho de referência na região e contribui com a história do Vale do Ribeira. Aqui a nossa população recebe um atendimento humanizado. Agradecemos a todos profissionais que fazem parte desta história, aos prefeitos e demais autoridades que apoiam o Consórcio Temos a certeza de que estamos no caminho do crescimento e desenvolvimento, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, especialmente quando falamos da saúde da população, que merece dignidade e um atendimento de qualidade, o que sempre buscamos oferecer. Nosso muito obrigado e parabéns a todos pelos 73 anos do HRLB/CONSAÚDE!”, finalizou o presidente Vinicius Brandão.

Os números de 2022

Em 2022, o HRLB/CONSAÚDE cumpriu e até mesmo superou as metas de produção contratadas pela Secretaria de Estado da Saúde – SES-SP, considerando-se o papel assistencial exercido pelo Hospital na região do Vale do Ribeira, conforme acordado junto ao Departamento Regional de Saúde DRS XII Registro.

De janeiro a dezembro de 2022, o Pronto-Socorro do HRLB atendeu um total de 50.695 pessoas. No mesmo período, foram realizados 54.395 atendimentos ambulatoriais.

No Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de janeiro a dezembro foram feitas 2.035 cirurgias ambulatoriais e 4.196 cirurgias eletivas e de emergência. O número de internações foi 8.767. Para o período, foram realizados 341.065 exames laboratoriais.

No Setor de Oncologia, credenciada como UNACON, o hospital realizou 6.270 quimioterapias e hormonioterapias. Foram realizadas 666 cirurgias oncológicas no período de janeiro a dezembro. Também foram realizados 7.977 exames anatomopatológicos neste mesmo período. Tudo isso graças a um reforço no atendimento feito nos últimos meses, visando zerar a fila de espera de pacientes.

Na Maternidade do HRLB/CONSAÚDE, credenciada pela Rede Cegonha, e que atende a gestação de alto risco, foram realizados 1.637 partos de janeiro a dezembro de 2022. Importante ressaltar que a unidade conta com uma UTI Neonatal com 07 leitos para receber os bebês que necessitam de cuidados intensivos; uma Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) com 04 leitos e uma Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) com 07 leitos.

História

O HRLB foi construído pelo governador Adhemar Barros. Na época, já era um Hospital de grande porte, equipado e preparado para atender à demanda regional. O Hospital foi construído em terreno doado pela família Zanella, tradicional em Pariquera-Açu. Pela sua magnitude, a estrutura estava pronta para funcionar.

Alguns anos depois, para capacitar os profissionais da região, foi criada a Escola de Auxiliar de Enfermagem, experiência tão bem sucedida que resultou na implantação do CEFORH – Centro Formador de Recursos Humanos, que funciona até hoje e capacita profissionais que atuam no HRLB e na região.

A gestão do Hospital Regional Vale do Ribeira, como era mais conhecido, no final da década de 1989, ficou a cargo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (CODIVAR), entidade que passou a gerenciar as unidades do Governo do Estado na região. O modelo de gestão demonstrou eficiência e transparência.

Em 2001, foi constituído o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) e a partir daí foram implantados novos serviços no HRLB, como o Anexo Materno-Infantil, a cardiologia, a oncologia, entre outras especialidades. Em pouco tempo, o CONSAÚDE conseguiu ampliar a capacidade de atendimento no HRLB e o leque de serviços especializados. Um trabalho dedicado a promover a qualidade no atendimento em saúde nas unidades do Vale do Ribeira e, algum tempo depois, também incluindo o Litoral Sul do Estado de São Paulo.

São 73 anos de um trabalho realizado com foco, responsabilidade e transparência no HRLB/CONSAÚDE. Parabéns e nossa gratidão a todos funcionários, incluindo os que já passaram por aqui e que ajudaram a construir uma história de lutas e vitórias, a todos os prefeitos e autoridades que se engajam para que o HRLB seja sempre este gigante para o Vale do Ribeira.


Fonte:

Deixe seu comentário