Portal da Cidade Registro

Medicina

HRR passa a realizar procedimento endoscópico das vias biliares e pâncreas

Pacientes da região não precisam mais se deslocar a São Paulo para realizar o procedimento de alta complexidade pelo SUS

Publicado em 26/01/2023 às 12:16

Um morador de Juquiá, de 73 anos, foi o primeiro paciente do Vale do Ribeira a passar pela Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) no Hospital Regional de Registro (HRR). O procedimento endoscópico que permite examinar as vias biliares e o pâncreas passou a ser realizado no HRR no sábado, 14 de janeiro. Até então, pacientes da região precisavam se deslocar a São Paulo para fazer o exame, considerado de alta complexidade.

O cirurgião geral e especialista em endoscopia digestiva do HRR, Dr. Júlio César Kisberi Barbosa, explica que a CPRE é um procedimento minimamente invasivo realizado para tratamento de doenças das vias biliares, extração de cálculos (pedras), drenagem de tumores obstrutivos e também para esclarecimento de dúvidas diagnósticas. “Uma das vantagens do procedimento é que, além de permitir fazer diagnóstico, também é possível tratar doenças sem grandes cirurgias, como a retirada de pequenas pedras ou até a dilatação dos canais biliares com cateteres ou stents”, revela o Dr. Júlio.

“Trata-se de mais um grande avanço para a saúde do Vale do Ribeira, pois reduzimos não só a distância entre o paciente e o serviço que oferta o procedimento, como também o tempo de espera pelo tratamento e um diagnóstico preciso”, destaca o diretor técnico do HRR, Dr. Arnaldo D’Amore Zardo. Ele explica que a CPRE é feita com a nova torre de vídeo endoscopia adquirida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Composta por um conjunto de equipamentos utilizados para visualização de órgãos e cavidades corporais, a torre utiliza uma câmera de vídeo acoplada a um sistema ótico que capta imagens em alta resolução. O HRR passou a ter duas torres de vídeos para a realização de exames e cirurgias.

COMO É FEITO

A CPRE é realizada normalmente em casos em que outros exames de imagem não foram capazes de confirmar um diagnóstico. O procedimento pode ajudar os médicos a confirmar alguns diagnósticos relacionados com o trato biliar ou pancreático, como pedras ou infecções na vesícula, pancreatite, tumores ou câncer nos canais biliares ou no pâncreas. O exame de CPRE dura entre 30 a 90 minutos e é feito sob anestesia geral, para não causar dor ou desconforto ao paciente. Para fazer o exame, o médico introduz um fino tubo com uma pequena câmera na ponta, desde a boca até ao duodeno, de forma a observar o local onde os canais biliares se ligam ao intestino.

Depois de observar se há alterações nesse local, o médico injeta uma substância de contraste nos canais biliares. Por fim, é feito um raio-x abdominal para verificar os canais preenchidos pelo contraste e identificar possíveis alterações nos canais.

O HRR

Administrado pelo Instituto Sócrates Guanaes, o Hospital Regional de Registro é voltado para casos de média e alta complexidade. Funciona desde agosto de 2018 como referência para 15 municípios do Vale do Ribeira e outros três do Litoral Sul. Regulado pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), com atendimento aos usuários do SUS, o HRR tem perfil cirúrgico e atende nas especialidades de Cirurgia cardiovascular, Cirurgia geral, Cirurgia vascular, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Cardiologia clínica, Otorrinolaringologia, Pediatria, Terapia Intensiva Pediátrica, Adulto e Coronariana.

Fonte:

Deixe seu comentário