Portal da Cidade Registro

Saúde

Humanização no atendimento ao COVID-19 faz a diferença no Hospital S José

Em Registro, novo setor de UTI COVID19 readaptado em agosto, conta com equipe multiprofissional reestruturado com quatro leitos

Publicado em 01/10/2020 às 23:59
Atualizado em

Livre do COVID-19, depois de passar 12 dias internado no Hospital São José, em Registro, o vereador de Eldorado, Ricardo Chimichaque, recebeu alta no último fim de semana. “O paciente, de 57 anos, apresentou falta de ar e possui comorbidades, o que levou a equipe do Hospital a interná-lo na UTI COVID19 do Hospital da Unimed”, explicou a médica Maria Inês Paulina dos Santos, coordenadora da UTI COVID do Hospital São José. 

No último sábado, com muita festa e emoção, a equipe do Hospital se despediu de Ricardo que se curou da doença, sem nenhuma sequela. A unidade que atendeu o paciente é a primeira em um hospital particular no Vale do Ribeira que trabalha com UTI COVID19. “Tive uma equipe de mais de oito médicos me atendendo muito bem, Tive complicações de fígado e um acompanhamento durante todo o dia e noite”, disse por telefone ao Portal da Cidade Registro, o paciente que já está em casa, na cidade de Eldorado, se recuperando.

Aberta oficialmente, em 17 de agosto, a UTI COVID-19 tem a capacidade de atendimento em quatro leitos, com a taxa de ocupação em média de 50%, como explica a médica Maria Inês Paulina dos Santos, coordenadora do setor.

Além de equipamentos de ponta que garantem excelência, a humanização no atendimento faz a diferença, principalmente quando o paciente chega a UTI fragilizado e com medo, como explica o enfermeiro, Luciano Innocencio, responsável pela medicina preventiva e qualidade do Hospital São José. “Isso é fundamental para a resposta terapêutica do paciente”.

Na Unidade de UTI COVID19, a equipe multiprofissional é formada por mais de 10 médicos intensivistas, conta com cinco enfermeiros, 19 técnicos em enfermagem, quatro fisioterapeutas, nutricionista e psicóloga, que garantem restabelecer a saúde dessas pessoas por completo.

Formam a comissão da UTI-COVID do Hospital São José, além da médica e coordenadora Maria Inês, os médicos Dr. Célio Gama, Marcos Oyaomari, Guilherme Seimaro e Aires Henrique Schadek Almeida

Regras rígidas - Desde o início da pandemia, o Hospital São José Unimed Registro segue todos os protocolos sanitários necessários. Para ser atendido no Hospital, o paciente passa por uma triagem logo na chegada. Se tiver sintomas de Covid, é encaminhado para o gripário e caso contrário o atendimento será no setor de Pronto Atendimento Geral, evitando qualquer possibilidade de contaminação. .

O setor de ambulatório passou por um ajuste e o número de pacientes foi reduzido e as cirurgias de urgência não deixaram de ser realizadas. Tudo isso faz parte da adaptação da unidade as novas condições de segurança aos pacientes e colaboradores da unidade hospitalar, dentro do Plano de Contingência.

Veja o vídeo que o Hospital fez para homenagear mais esse vencedor da Covid-19


Fonte:

Deixe seu comentário